PETROBRÁS LANÇARÁ NOVAS LICITAÇÕES NOS PRÓXIMOS DIAS PARA CONTRATAR E CONSTRUIR EMBARCAÇÕES DE APOIO
A Petrobrás movimenta o mercado nesta véspera de feriado (28), ao anunciar que já autorizou novos processos de contratação de embarcações de apoio para a logística de exploração e produção. De acordo com a companhia, o objetivo é objetivo de atender a demanda de curto prazo para os anos de 2025 e 2026. A empresa também revelou que aprovou a contratação de novos barcos de apoio para as demandas de longo prazo, cujas especificações técnicas terão foco em novas soluções tecnológicas de eficiência e redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). As licitações serão oficialmente divulgadas já nos próximos dias.
Na primeira licitação que visa à construção de novos barcos, a previsão é contratar 12 embarcações de apoio do tipo PSV (Plataform Supply Vessel, Embarcação de Suprimento às Plataformas). Também está prevista a contratação de navios de cabotagem, FPSOs, embarcações para execução de atividades submarinas e de poços, além da atividade de descomissionamento de plataformas.
“Estamos em contato permanente com o mercado fornecedor e estudando as melhores estratégias de contratação que permitam suprir a demanda da Petrobras, mantendo a competitividade dos processos. Estamos também comprometidos com o desenvolvimento do nosso mercado fornecedor local, promovendo iniciativas que possam criar oportunidades para a indústria nacional”, declarou o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.
Ao todo, a Petrobrás prevê que contratará cerca de 200 embarcações de apoio no período 2024-2028, tanto para a substituição de contratos vigentes, quanto para o incremento da frota. Deste total, estima-se que haverá oportunidades de construção de até 38 novas embarcações, para atendimento de novas demandas e parte para renovar a frota com unidades mais modernas e mais sustentáveis.
Na atividade de cabotagem, ou seja, o transporte de carga feito por navios nos limites da costa brasileira, para a recomposição de frota, existem estudos para aquisição de novos navios além dos tradicionais processos competitivos de afretamento. A frota atual da Petrobrás é de 26 navios, e estão sendo estudados mais dezesseis entre diversos tipos, com potencial para serem construídos no horizonte do plano 2024-2028.
Está prevista, até 2028, 14 novos navios-plataformas, em diferentes etapas de construção, com oportunidades para a indústria offshore brasileira. Atualmente, a companhia conduz, considerando o cenário 2028+, seis processos de contratação de navios-plataforma do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês). Quatro são relacionados a afretamento (aluguel) de plataformas e dois são para unidades próprias da Petrobras, com demandas para construção de módulos no Brasil.
Se a empresa vai prestigiar e incentivar a indústria nacional, mostre isso nas atitudes, porque sabemos da força que os países asiáticos tem sobre o governo. Dar emprego ao brasileiro é uma das funções da empresa e ela não pode se omitir.
Espero que o seu presidente veja isso com bons olhos.
Enquanto os projetos forem elaborados lá fora os equipamentos especificados também serão de fornecimento externo. Assim não atenderemos prazos e o custo financeiro resultante prejudicará o construtor e a cliente, dando razões aos que defendem a exportação de empregos e os que criticam o conteúdo nacional.
Já vi isso antes…
Ô estaleiro Atlântico Sul está aí pronto para essa nova demanda 🙏
Enquanto os projetos forem elaborados lá fora os equipamentos especificados também serão de fornecimento externo. Assim não atenderemos prazos e o custo financeiro resultante prejudicará o construtor e a cliente, dando razões aos que defendem a exportação de empregos e os que criticam o conteúdo nacional.