PETROBRAS LANÇARÁ SEPARADOR SUBSEA PIONEIRO
A Petrobras está desenvolvendo uma nova tecnologia de separadores submarinos inédita não só no Brasil, mas no mundo todo. O equipamento, que separa o petróleo e o gás das impurezas, será capaz de realizar sua tarefa a mais de dois mil metros de profundidade, inclusive trabalhando com petróleo pesado. O protótipo, que vem sendo desenvolvido há quase 10 anos, será instalado no campo de Marlim, na Bacia de Campos, inicialmente a uma profundidade de mil metros, e deve começar a operar em outubro desse ano.
A tecnologia de separadores submarinos já existe na Noruega, porém os que existem no país são desenvolvidos para lâminas d’água menores e petróleos mais leves. O protótipo da Petrobras, que está sendo desenvolvido há quase 10 anos, será o primeiro no mundo a trabalhar em profundidades acima de mil metros e com petróleo pesado. Apesar de já existir na Noruega em escala menos profunda, esse será o primeiro da tecnologia no Brasil e está sendo desenvolvido para trabalhar também a mais de 2 mil metros de profundidade, como será necessário no Pré-sal. Segundo a estatal, a aplicação nestes casos exigiria “basicamente a qualificação do equipamento para operar sobre pressões maiores”.
Uma bateria de dois separadores em plataformas costuma processar até 100 mil barris/dia, porém a inovação, que é uma parceria da Petrobras com a norte-americana FMC, terá capacidade para processar 18 mil barris/dia. O equipamento não teve seu valor divulgado por ainda estar em fase de protótipo, mas já está programado para começar a operar em outubro deste ano, no campo Marlim, na Bacia de Campos.
A FMC assinou um contrato em fevereiro de 2010 para o fornecimento de 107 árvores de natal para a Petrobras, no valor de US$ 400 milhões. Em março deste ano a empresa divulgou que já havia entregado 32 árvores de natal e recebido US$ 125 milhões, porém o acordo de pesquisa para o protótipo não faz parte desse contrato.
Deixe seu comentário