PETROBRÁS MANTÉM EM 2 MILHÕES DE BARRIS POR DIA SUA MÉDIA DE PRODUÇÃO DIÁRIA, EM FEVEREIRO
A Petrobrás manteve estável em fevereiro a sua produção de petróleo, alcançando 2 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), em relação a janeiro, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No Brasil como um todo, uma queda de 0,8% foi apontada pelo relatório da ANP, totalizando 2,335 milhões bpd. Os números em gás natural apresentaram comportamento distinto, crescendo 0,5% em fevereiro, chegando a 97,7 milhões de m³/dia. Desses, 75,4 milhões m³/dia foram produzidos pela Petrobrás, 1,8% acima do mês de janeiro.
O pré-sal segue apresentando bons resultados, como na aferição de fevereiro. A produção de petróleo e de gás foi de 1 milhão e 91 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 6,1% acima de janeiro (1,029 milhão boed). O crescimento foi ainda maior na Petrobrás, de 6,2%, O volume é um novo recorde mensal, superando o mês de dezembro, que marcou 1,090 milhão boed.
O início das operações no FPSO Cidade de Maricá foi apontado como um dos fatores contribuintes para o índice de 92,5% obtido no aproveitamento de gás natural, um aumento de 43,8% em relação ao mês anterior, e de 44,3% em comparação com o mesmo período do último ano. Para este ano, a Petrobrás prevê outros dois sistemas definitivos de produção entrando em atividade: o projeto Lula Central (FPSO Cidade de Saquarema) e o projeto Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba).
No exterior, a produção de petróleo, em fevereiro, foi de 84 mil bpd, 8,4% abaixo dos 92 mil bpd produzidos no mês anterior. Em nota, a companhia afirmou que as paradas das unidades de produção instaladas nos campos de Akpo, na Nigéria, e de Cascade e Chinook, nos EUA, como responsáveis pela queda. A produção de gás natural, por sua vez, cresceu 3,5%, chegando a 16 milhões de ³/d. Com isso, no mês de fevereiro, a produção de petróleo e gás natural no exterior foi de 178 mil boe, 2,5% abaixo dos 183 mil boed produzidos no mês anterior.
Deixe seu comentário