PETROBRÁS PASSARÁ A FAZER PARTE DE ASSOCIAÇÃO QUE BUSCA RESPOSTAS PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A Petrobrás passa a fazer parte do time de petroleiras que formam a Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), uma associação mundial de petroleiras que busca medidas para frear as mudanças climáticas provocadas pela ação humana. “Nós estamos animados em nos juntarmos a outras empresas da OGCI em seus esforços para alcançar as ambiciosas metas da organização”, disse o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, em comunicado divulgado pela entidade.
A OGCI é formada pelas seguintes companhias: Repsol, CNPC, Statoil, Shell, BP, Total, Saudi Aramco, Pemex, Reliance e Eni. A entrada ad Petrobrás no grupo vai estender geograficamente as suas ações e ampliar sua presença para a América Latina.
A organização tem como objetivo aumentar a ambição, a velocidade e a escala das iniciativas que estas empresas realizam individualmente para reduzir os efeitos de gases de efeito estufa de petróleo e gás; além de explorar novos negócios e tecnologias. Seu braço de investimentos de US$ 1 bilhão, o OGCI Climate Investments, apoia o desenvolvimento, implantação e ampliação de tecnologias de baixas emissões.
Diferente do discurso, a Petrobras na prática faz justamente o contrário, ao vender as suas participações nos projetos de energias limpas e vender ativos com montantes consideráveis de gás (menos poluidores), como o ativo Carcará. Além do mais há uma histeria coletiva mundial propositada, por quem quer auferir lucros, quanto ao efeito estufa, pouco embasada em dados científicos. Por exemplo uma consequência do aquecimento global seria a subida do nível do mar ou seja no popular, o mar invadindo os continentes e diminuindo as suas áreas emersas. Para isso deveria haver derretimento da calotas polares, principalmente da Antártida (geleiras de… Read more »