PETROBRÁS PERFURA POÇO NO BLOCO DO PROSPECTO DE SAGITÁRIO PARA NOVA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DA ÁREA
A Petrobrás fez novos avanços em seu programa exploratório na Bacia de Santos. Desta vez, a empresa iniciou a perfuração do segundo poço de extensão do bloco S-M-623, onde está localizado o prospecto de Sagitário. O poço recebeu o nome técnico de 3-BRSA-1388D-SPS e fica em lâmina d’água de 1.867 metros. A perfuração atende a uma exigência feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que aprovou em junho de 2021 a revisão do Plano de Avaliação de Descoberta da área.
Pelas normas da ANP, os nomes de poços de extensão são sempre iniciados pelo número 3. Eles são perfurados para ampliar ou demarcar os limites de uma jazida. Para lembrar, a Petrobrás anunciou, em janeiro de 2020, a descoberta de indícios de petróleo no bloco S-M-623, por meio do poço de extensão 3-BRSA-1370-SPS. Contudo, a Petrobrás disse que os resultados iniciais da campanha exploratória ficaram “aquém das expectativas”. Por isso, a petroleira solicitou mais prazo para as atividades exploratórias e de avaliação na área de Sagitário.
Em seu pedido de extensão de prazo, a Petrobrás alegou para a ANP que as informações obtidas com a perfuração do primeiro poço de extensão (3-BRSA-1370-SPS) apresentaram resultado abaixo das expectativas. A companhia acrescentou ainda que a avaliação econômica da área norte da acumulação resultou em forte impacto negativo ao projeto. Em junho de 2021, a ANP aprovou o pedido da Petrobrás, prorrogando o prazo do Plano de Avaliação de Descoberta do poço pioneiro 1-BRSA-1063-SPS para 5 de março de 2024. Uma das obrigações impostas pela ANP na aprovação do pedido da Petrobrás foi justamente a perfuração de um segundo poço de extensão.
Deixe seu comentário