PETROBRÁS PLANEJA ANUNCIAR MODEC COMO VENCEDORA DE SÉPIA DURANTE A OTC
A Petrobrás está guardando um segredo que pode ser revelado durante a OTC, que começa oficialmente na segunda-feira (1), em Houston: o nome do vencedor da licitação do FPSO de Sépia, a japonesa MODEC. Apenas ela e o consórcio formado pela Belga Exmar Offshore e a Queiroz Galvão foram classificadas para a última etapa. A diferença de preço entre as duas propostas seria de 90 mil dólares. O preço dos japoneses estaria em torno de 720 mil dólares por dia. Não conseguimos confirmar o preço cobrado pelo outro consórcio. A Modec pode até vencer, mas ainda não poderá assinar contrato com a Petrobrás, porque ainda há a pendência na justiça que analisa o recurso do Sinaval. O sindicato que reúne os estaleiros exige que sejam cumpridas todas as regras estabelecidas anteriormente sobre os índices de conteúdo local, sem que seja dado perdão para multas aplicadas no caso desses índices não serem respeitados. A Petrobrás insiste em anular as regras e espera uma decisão da ANP, que realizou recentemente uma audiência pública para ouvir o mercado. A agência reguladora, no entanto, não estabeleceu nenhuma data para que a decisão final seja anunciada.
O presidente da ANP, Décio Oddone, está sendo muito pressionado não só pela Petrobrás e seus sócios em Libra e Sépia, como também pelo próprio IBP, que teria sido o seu padrinho político para que assumisse a posição de diretor geral da agência. Por outro lado, se seus ouvidos estiverem abertos para escutar, vai saber, com detalhes claros e contundentes, os argumentos irrefutáveis de que as obras das duas plataformas podem ser feitas aqui no Brasil.
O mercado comentou nesta sexta-feira (28) que ainda há a possibilidade que seja anunciado, também na OTC, o nome do vencedor da concorrência para o FPSO de Libra, muito embora acredita-se que isso não possa ser viável, já que as propostas das empresas participantes foram entregues apenas na última quarta-feira (26). Portanto, isso só seria possível se o nome do vencedor já estivesse estabelecido previamente. Fala-se até que a própria Modec também seria a vencedora, mas ainda não há informações confirmadas em sua plenitude neste caso.
Deixe seu comentário