PETROBRÁS PÕE A VENDA A TAG, MAIS UMA EMPRESA LUCRATIVA E BEM ADMINISTRADA DA COMPANHIA
A CPI da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro que apura a venda dos bens da Petrobrás continua e terá uma nova audiência no próximo dia 14. O Presidente da companhia, Pedro Parente, que sofre uma série de acusações, já foi convocado, mas teve sua participação suspensa pela 3ª Vara de Fazenda Pública, que concedeu uma liminar adiando a sua participação. Mesmo assim, a companhia continua o seu programa de investimentos, desta vez pondo venda mais uma joia de sua coroa: a TAG – Transportadora Associada de Gás – empresa enxuta e muito bem administrada. A Petrobrás iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (“Teaser”), referente ao processo de alienação de 90% de sua participação acionária na empresa, subsidiária da companhia.
Certamente esta venda causará mais problemas e mais protestos por causa do processo de privatização a conta gotas que o Presidente Pedro Parente está impondo à companhia, vendendo A TAG que atua no setor de transporte de gás natural, detendo atualmente autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 4,5 mil km de extensão, localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A capacidade de transporte da companhia é de 74,7 MMm3/d, volume que está integralmente contratado por meio de acordos de longo prazo com cláusulas de ship-or-pay. Atualmente, a maior parte dos serviços de operação e manutenção é executada pela Transpetro, outra subsidiária da Petrobrás, por meio de contratos celebrados com a TAG para este propósito. O Teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios objetivos para a seleção de potenciais participantes no processo, está disponível no site da Petrobrás: http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/comunicados-e-fatos-relevantes.
O Presidente da BR quer destruir a BR e ninguém toma providências. Os gerentes de primeiro nível e segundo nível são paus mandados e somente querem preservar a boa remuneração que ganham da empresa. Temos um Governo inoperante brasileiro que passa a maior parte do tempo se defendendo de corrupção e não administra o pais ou os bens do qual o governo tem participação.
A gangue pullenparentesca, devagar, quebra completamente a cadeia do poço ao posto, construída há décadas com muito sacrifício da população brasileira. Praticamente, com a venda anunciada, também a preço de banana podre, vende com a rede de dutos de gás, e , doravante, pagará pelo transporte de quase todo o gás ao concorrente comprador. Já com a BR o trupe do Pullen Parente e séquito injetam grana alta (R6 bilhões) para posterior diluição de capital , via mercado bursátil, tornando a Petrobras minoritária, ao gosto do mercado ávido para adquirir os baratíssimos ativos brasileiros, como afirmaram recentemente os chineses. Parece… Read more »
Essa página já foi melhor, esse artigo parece ter sido escrito por um sindicalista e não por um jornalista de economia focado na indústria de Oil&Gas. Lamentável.
Ah, antes que eu me esqueça: PRIVATIZEM TUDO!
Pobre País onde um leitor confunde uma potencial negociata em curso com sindicalismo. Se ao menos ele assumisse sozinho as consequências das nefastas privatizações tudo bem. O problema é que todos sofrerão com a descapitalização do Brasil com vendas de ativos a preço de banana e desmonte da Petrobras. De parabéns a equipe do PetroNotícias pelo posicionamento racional. As crítica do senhor Gustavo são puramente emocionais sem quaisquer argumentações contrárias que dêem azo as suas assertivas, o que torna o discurso absolutamente vazio. E do privatizar pelo privatizar mais próximo do complexo de vira-lata que de um projeto para o… Read more »