PETROBRÁS PRETENDE RENOVAR CONTRATO DE GÁS COM A BOLÍVIA
A Petrobrás pretende renovar o contrato de compra de gás junto à estatal boliviana YPFB, previsto para vencer em 2019. Apesar de já ter passado, há sete anos, por uma situação delicada naquele país, quando teve suas refinarias expropriadas e passou a pagar royalties mais caros pelo gás, a Petrobrás está voltando a investir em novas reservas de gás boliviano.
Nesse sentido, segundo reportagem de Fabio Murakawa no jornal Valor Econômico, a estatal está estudando os recursos a serem dispensados no campo de Cedro, cujo contrato venceu em dezembro e cuja a produção é informalmente prevista para 2017. Por outro lado, a reserva do campo é significativa, e a Petrobrás está fortemente interessada, uma vez que os recursos no Brasil estão sendo direcionados para o pré-sal.
A YPFB, por sua vez, disse que a Petrobras deve investir US$ 179 milhões na Bolívia em 2013, montante que estaria destinado às operações da empresa no país. Na Bolívia, a Petrobrás opera os campos de San Antonio, San Alberto e Itaú, os três maiores campos bolivianos de gás.
Deixe seu comentário