PETROBRÁS REAGE AO IBAMA E DIZ QUE VAI RECORRER DE DECISÃO QUE IMPEDIU PERFURAÇÃO NA MARGEM EQUATORIAL
Uma novela sem fim. A Petrobrás anunciou que não vai desistir dos planos de perfurar poços de óleo e gás na Margem Equatorial. Como noticiamos mais cedo, o Ibama negou o pedido de licenciamento ambiental para a perfuração no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, a 175 quilômetros da costa do Amapá. “A companhia informa ainda que não foi notificada oficialmente pelo órgão, e, tão logo notificada, formulará pedido de reconsideração em âmbito administrativo”, disse a petroleira.
O Ibama alegou que a Petrobrás não conseguiu sanar pontos críticos de seu projeto. O órgão ambiental diz ainda que nunca foi realizada uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) na chamada Margem Equatorial, que fica situada no litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte.
Enquanto isso, a petroleira rebateu dizendo que atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento. A empresa afirmou também que todos os recursos mobilizados no Amapá e no Pará para a realização da Avaliação Pré- Operacional (simulado para testar os planos de resposta à emergência) foram feitos estritamente em atendimento a decisões e aprovações do Ibama.
“O desenvolvimento deste bloco é um compromisso assumido pela Petrobras perante a ANP, que incorrerá em multa contratual se não for realizado”, disse a empresa. “A companhia segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável. Para suprir a demanda futura do Brasil por petróleo, o país terá de procurar novas fontes, além do pré-sal”, finalizou a Petrobrás.
Com a negativa do Ibama, a sonda de perfuração ODN-II (foto), que seria usada para perfuração na Foz do Amazonas, será realocada nos próximos dias para atividades da Petrobrás nas bacias da região Sudeste.

publicada em 18 de maio de 2023 às 17:00 




