PETROBRÁS REAJUSTA EM 11% VALOR DE BOTIJÕES ACIMA DE 13KG DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO
A Petrobrás anunciou um aumento de 11% sobre o preço praticado no gás liquefeito de petróleo (GLP), amplamente utilizado e conhecido como gás de cozinha, nas refinarias de todo o Brasil. Desta vez, o aumento será aplicado ao gás que é envasado em embalagens acima de 13kg, voltadas para os mercados industrial e comercial.
No final de agosto, a estatal já havia realizado um reajuste médio de 15% sobre o GLP. O repasse do custo, no entanto, era para botijões de até 13kg, afetando diretamente o consumidor residencial, em sua maioria.
O novo valor começará a ser praticado já a partir da 0h da próxima sexta-feira (25). O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) emitiu nota ressaltando o fato que sobre o aumento do preço do GLP na refinaria também incidem impostos, que impactam no preço final do produto. As estimativas de mercado apontam um aumento nos preços finais do produto entre 7% e 14%.
A estatal divulgou uma nota a respeito da mudança: “A Petrobras, em continuidade à promoção do alinhamento dos preços do GLP, reajustou os preços de comercialização do GLP para uso industrial, comercial e granel, no percentual médio de 11%, com vigência a partir de 25/09/2015. Este alinhamento não abrange o GLP destinado ao uso residencial, conhecido como gás de cozinha, o qual já havia sido reajustado no primeiro dia deste mês. A companhia estima que o impacto desse reajuste no preço de venda ao consumidor final, que varia de acordo com a sua destinação, seja da ordem de 5%.”
Deixe seu comentário