PETROBRÁS REBATE ACUSAÇÕES DA FUP SOBRE SUPOSTA VIOLAÇÃO DE REGRAS NA CONTRATAÇÃO DOS FPSOs P-80 E P-82

p-71A Petrobrás torceu o nariz para as acusações feitas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em relação à contratação dos FPSOs P-80 e P-82 para o campo de Búzios. Em nota encaminhada à redação do Petronotícias, a petroleira disse repudia as declarações da entidade sindical e que todas as acusações feitas pela FUP não guardam qualquer relação com a realidade dos fatos. Para ajudar o leitor a entender o embate entre as partes, aqui vai um rápido retrospecto: como noticiamos, a FUP pediu acesso aos relatórios da licitação da P-80 e da P-82 e disse que vê com preocupação o acordo firmado com a Keppel Shipyard para construção das plataformas. Isso porque empresas do mesmo grupo econômico – a Keppel Shipyard e a Sembcorp Marine – foram as únicas a apresentar propostas na concorrência. A Petrobrás, por sua vez, disse que seus processos competitivos de licitação da companhia seguem estritamente a legislação vigente.

Leia abaixo a resposta da Petrobrás:

A Petrobrás repudia as declarações da FUP sobre o processo de licitação da P-80 e P-82. As suposições citadas não guardam qualquer relação com a realidade dos fatos. Todos os processos competitivos de licitação da companhia seguem estritamente a legislação vigente e as normas internas de governança e conformidade, prezando pela competitividade.

FPSOPara a contratação de FPSOs, são observados também os regramentos de conteúdo local dos contratos já firmados e estabelecidos pela ANP. No que diz respeito ao processo para o FPSO P-80, foi realizado um processo público de pré-qualificação, no qual qualquer interessado pode aplicar para o cumprimento dos requisitos. Neste processo, 13 empresas foram pré-qualificadas, incluindo companhias nacionais e estrangeiras, com potencial de participação. Duas empresas apresentaram propostas e, em conformidade com os ritos do processo licitatório, a proposta apresentada pela Keppel Shipyard atendeu claramente aos requisitos técnicos e econômicos estabelecidos pela Petrobrás para o projeto.

Keppel e Sembcorp estão em tratativas de entendimentos para uma fusão, porém tal operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores e dos acionistas. Até que isto ocorra, as empresas atuam de forma independente, inclusive nas participações em processos competitivos de construção de FPSOs.

cadeira-vaga-na-petrobras-abre-disputa-entre-centrao-e-militaresPor fim, é fundamental recordar que os modelos de contratação adotados pela Petrobras no passado, subdividindo o EPC em múltiplos contratos e aceitando empresas sem tradição nesse tipo de empreendimento, ocasionaram vários problemas de interface e de inadimplemento de empresas, que levaram a aumentos significativos dos custos e dos prazos de construção das unidades, e geraram prejuízos para a companhia. A estratégia adotada atualmente, de contratação de um único fornecedor, ainda que associado a outras empresas, para a construção do FPSO é fruto de lições aprendidas e de ampla discussão dentro da companhia, se mostrando muito mais eficiente em diversos fatores, incluindo custos e prazo, sem deixar de atender aos requisitos contratuais, normativos e legais aos quais a Petrobrás está sujeita.

8
Deixe seu comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRAAlírioJoão NinguémDeyvid BacelarCarlos Filipe Rizzo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Filipe Rizzo
Visitante
Carlos Filipe Rizzo

Petrobras fez um grande acordo com a ANP fruto de reiterados descumprimentos de conteúdo local. Prática seguida pelos associados do IBP. É falsifique as tratativas de fusão são iniciais. Elas foram anunciadas já a 1 ano em Cingapura e detrminadonque a Keppel será a empresa remanescente sendo que o Sembcorp desaparecerá. Óbvio que falta a conclusaonda Operação. Ambas empresas já eram controladas em 40% pelo fundo soberano de Cingapura, agora foi detrminado que a Keppel permanecerá e as ações do Sembcorp será trocadas na proporção 48/52. Só uma empresa descuidada levaria à frente uma licitação com os Maiores preços da… Read more »

Deyvid Bacelar
Visitante
Deyvid Bacelar

A nota da Petrobrás fica entre o risível e o sofrível. Uma vã tentativa de explicar o inexplicável, e, gravíssimo, lançando mão de inverdades. Ao contrário do que diz a empresa, a Keppel e o Sembcorp anunciaram publicamente a assinatura dos contratos definitivos de fusão no dia 27/04/2022. A Petrobrás recebeu no dia 30/05/2022 as propostas da P-80, P-82 e P-83. A FUP defende a total transparência e lisura nas licitações das plataformas. A Federação insiste que o Conselho de Administração da Petrobrás tenha acesso ao relatório da comissão de licitação e aos estudos de viabilidade técnica e econômica feitos… Read more »

João Ninguém
Visitante
João Ninguém

Gestão da Petrobrás completamente alinhada ao governo entreguista. Brasil acima de todos é conversa pra boi dormir. Voltamos ao tempo do Brasil colônia.

Alírio
Visitante
Alírio

Cada contrato será repassado com o rigor da lei, que tiver coragem de assinar que se preocupe muito, pois se tiver cometido crime vai para a cadeia! Pois quem te protege vai estar preso tbm. A Petrobras fica, o CPF de quem hoje assina o absurdo sai!

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

A Petrobras de Bolsonaro, Paulo Guedes e séquito preza sempre em favorecer o capital estrangeiro em detrimento ao nacional, sem observar a responsabilidade social nas mega contratações conduzidas nas estatais brasileira. A modelagem apresentada pela Petrobras na contratação da P-80 é vergonhosa e decepcionante por favorece apenas aos empresários chineses. Por qual razão não efetuar pacotes de contratações dentro do mesmo BID, nos moldes da contratação das P58 e 62? Naquela ocasião, a Petrobras efetuou, dentro de um mesmo BID diversas contratações (do navio, Conversão e adaptação do casco, Construção dos Módulos, Montagem e Interligação dos Módulos, integração dos Módulos… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

Compulsando alguns comentários interessantes de leitores em publicações pretéritas aqui no website PETRONOTÍCIAS envolvendo a contratação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Comperj e pelo seu teor, não ficamos surpresos com esses fatos tenebrosos que vem ocorrendo na Petrobras, circunscrito as contratações das famigeradas obras do Comperj (ROTA3), hoje rebatizadas como POLO GASLUB.

Ei-los:

https://petronoticias.com.br/a-chinesa-shandong-kerui-surpreende-e-apresenta-o-melhor-preco-para-a-conclusao-da-upgn-do-comperj/#comment-182353

https://petronoticias.com.br/a-chinesa-shandong-kerui-surpreende-e-apresenta-o-melhor-preco-para-a-conclusao-da-upgn-do-comperj/#comment-182501

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

PETROBRAS JÁ SABIA DESSE DESFEXO, MAS RESOLVEU LEVAR A FRENTE ESSE ABSURDO PROCESSO LICITATÓRIO, EM ARREPIO AS NORMAS LICITATÓRIA VIGENTES NO BRASIL. FATO IDÊNTICO OCORREU COM A LICITAÇÃO QUE CULMINOU COM A CONTRATAÇÃO DO CONSÓRCIO LIDERADO PELA GIGANTE CHINESA SHANDONG KERUI PARA A CONSTRUÇÃO DA UPGN DA ROTA 3 NO COMPERJ. O QUE PODE NOS DIZER O COMPLIANCE DA PETROBRAS SOBRE ESSAS ABSURDAS DECISÕES?

https://petronoticias.com.br/shandong-kerui-corre-risco-de-perder-upgn-se-a-petrobras-seguir-o-que-defende-o-seu-compliance/

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

AO EMPRESARIADO PRESTADORES DE SERVIÇOS NO BRASIL NA ATUALIDADE: A Petrobras esta reduzindo a pó a Indústria nacional, ai incluídas as Prestadoras de serviços, principalmente as empresas sérias que não foram contaminadas pelo Petrolão e aquelas novatas que certamente apareceriam para compor o cadastro de fornecedores da Estatal, mas estão pagando a conta do aparelhamento na Petrobras. A Petrobras aproveita as ilicitudes ocorridas na Lava Jato para montar o cadastro de seus fornecedores a seu bel prazer, da forma que melhor lhe convier e exterminar de vez com o conteúdo local. As derradeiras entrevista que concedi a Petronotícias retrata a… Read more »