PETROBRÁS RECEBE AVAL PARA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE ITAPU
O campo de Itapu, que faz parte da Cessão Onerosa e fica no pré-sal da Bacia de Santos, vai receber um FPSO com capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo por dia. A Petrobrás, que opera a área, recebeu a aprovação da ANP nos últimos dias para o plano de desenvolvimento do campo.
No cronograma da estatal, a previsão é que o FPSO seja contratado entre 2018 e 2019, para iniciar a produção em 2021 em Itapu, onde atualmente opera um FPSO de menor porte, o BW Cidade de São Vicente, como parte do Teste de Longa Duração. A produção média hoje gira em torno de 28 mil barris por dia.
Em lâmina d’água de 2 mil metros, o campo tem um volume de petróleo in situ de 1,3 bilhão de barris de petróleo, sendo que o plano de desenvolvimento prevê a conexão com 5 poços produtores, dois injetores de gás e dois injetores de água, com previsão de produzir até 2050.
Méritos para a Petrobras e os seus técnicos. Tomara que o Pullen Parente e séquito não ousem vender tal ativo. O volume recuperável de 390 milhões boe (30% de fator de recuperação), parece subestimado.