PETROBRÁS RECEBE NOTA MÁXIMA DO GOVERNO NA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE E GOVERNANÇA
A cada seis meses, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) mede os avanços de melhores práticas de governança nas estatais, utilizando como instrumento de controle contínuo o Indicador de Governança (IG-SEST). A avaliação foi criada para apoiar e promover iniciativas de modo que todas as empresas possam cumprir integralmente a conhecida como Lei das Estatais.Neste 4º ciclo, a prioridade foi avaliar a efetividade do funcionamento das estruturas de governança implementadas e a adoção das melhores práticas corporativas utilizadas no mercado. O indicador enquadra as empresas em 4 níveis, de acordo com a nota obtida na avaliação. Nessa edição, nenhuma empresa ficou no nível 4.
A Petrobrás, a BR Distribuidora, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a Eletrobrás tiveram destaque. A nota média foi de 8,48%, 17% acima da registrada no ano passado. O secretário de Coordenação e Governança das Estatais do Ministério da Economia, Fernando Soares, confirmou que o governo está trabalhando para fazer a privatização da Eletrobrás pelo modelo de em que haverá pulverização do capital e a União deixará de ser acionista majoritária. Ele reforçou que a melhoria na governança tem um impacto positivo no resultado dessas empresas e auxilia o processo de privatização. A ideia do governo é ainda em agosto apresentar um projeto de lei substitutivo prevendo a operação, que tem de ser aprovada pelo Congresso Nacional. Soares disse que “Estamos trabalhando fortemente no processo de privatizações, pensando para fazer da melhor forma possível.”
Em nota, a Petrobrás disse que “A conquista desta certificação representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho e a uma série de medidas que vêm sendo implementadas nos últimos anos para reforçar a governança corporativa da Companhia. Demonstra também a dedicação da empresa ao aperfeiçoamento de seus processos de gestão, que tem se concretizado também por meio de outras iniciativas.
O objetivo do IG-Sest é incentivar que as empresas desenvolvam ações além daquelas necessárias ao mero cumprimento de requisitos legais. Sendo assim, esta certificação, mais que um reconhecimento, é a oportunidade da Petrobrás avaliar seus processos e buscar à superação e a excelência, reafirmando o compromisso da empresa e de sua força de trabalho com a contínua melhoria de sua governança corporativa”
A OUVIDORIA DA PETROBRAS QUE DA SUPORTE A GOVERNANÇA DEVE SER AJUSTADA URGENTEMENTE PARA NÃO COMPROMETER A PETROBRAS MAIS ADIANTE: A Petrobras comete ilícitos, mas sempre consegue sair pela tangente e não responder solidaria e subsidiariamente na justiça. Veja o caso da contratação irregular da banca do advogados do Presidente da OAB e a falha no dever de fiscalizar seus contratos no artigo e comentários seguinte: DESENTENDIMENTO ENTRE PRESIDENTE DA OAB E BOLSONARO TEM CONSEQUÊNCIAS NA PETROBRAS TRAZENDO A PUBLICO AS MAZELAS NAS CONTRATAÇÕES DE BANCAS DE ADVOGADOS EXTERNOS NA ESTATAL. Petrobras descobre indícios de “maracutaia” nos contratos do Presidente… Read more »