PETROBRÁS REESTRUTURA SUA CADEIA DE COMANDO E OFICIALIZA A CRIAÇÃO DA DIRETORIA DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
A Petrobrás acaba de fazer mudanças relevantes no desenho de sua diretoria. A novidade que mais salta aos olhos é a oficialização da criação da Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, que será comandada pelo pesquisador Maurício Tolmasquim (foto). A nova diretoria será responsável por coordenar as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e incorporará as atividades comerciais de gás natural.
Tolmasquim é professor titular da COPPE/UFRJ. Ele foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) entre 2004 e 2016. Também foi secretário executivo de Minas e Energia. Além disso, participou do grupo técnico de Minas e Energia durante o governo de transição de Lula, entre novembro e dezembro de 2022.
Outra novidade importante é que a Diretoria de Desenvolvimento da Produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, passará a ser chamada de Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação. Como parte desse movimento, a nova diretoria passará a incorporar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes) – unidade responsável por conduzir as principais pesquisas científicas e tecnológicas da petroleira.
Já a Diretoria de Refino, Gás e Energia, ocupada por William França da Silva, passa a ser denominada Diretoria de Processos Industriais e Produtos, incluindo os derivados do refino de petróleo e os derivados de gás e biocomponentes. Enquanto isso, a atual Diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, será chamada de Diretoria de Logística, Comercialização e Mercados.
A Petrobrás anunciou ainda que a Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade será extinta. Em seu lugar, surgirá a nova Diretoria de Gestão Corporativa, liderada por Clarice Coppetti, que administrará os processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados. A nova diretoria também incorporará a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação. Carlos Augusto Barreto seguirá responsável pela área de Transformação Digital. As gerências executivas de comunicação e marcas, responsabilidade social e relacionamento externo ficarão diretamente ligadas à Presidência da Petrobrás.
Por fim, estão mantidas as Diretorias de Exploração e Produção e Governança e Conformidade. E a Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores, ocupada por Sergio Caetano Leite, será responsável pela área de Gestão de Portfólio. A Petrobrás disse que o rearranjo em sua diretoria não irá gerar novos gastos.
Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
Vale cap resultado