PETROBRÁS REGISTRA RECORDE DE UTILIZAÇÃO DE SUAS REFINARIAS DURANTE O TERCEIRO TRIMESTRE DESTE ANO | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS REGISTRA RECORDE DE UTILIZAÇÃO DE SUAS REFINARIAS DURANTE O TERCEIRO TRIMESTRE DESTE ANO

jean_paul_prates_caderno_fgv_4_-_23-03-2023Novos recordes operacionais para a Petrobrás. A empresa anunciou hoje (10) ao mercado que suas refinarias atingiram em setembro o patamar de 97% de utilização pelo segundo mês consecutivo. Com isso, o Fator de Utilização Total (FUT) dessas unidades no terceiro trimestre de 2023 alcançou o valor de 95,8%, melhor resultado desde 2014. O fator de utilização total do refino considera o volume de carga de petróleo processado e a carga de referência das refinarias, ou seja, sua capacidade operacional, respeitando os limites de projeto dos equipamentos.

Não é de hoje que a Petrobrás mostra total capacidade para o desenvolvimento de tecnologias para a otimização dos seus processos de refino. Ao contribuir tão significativamente para a produção nacional de derivados, demonstramos o quanto, de fato, o Brasil é a nossa energia”, declarou o presidente da companhia, Jean Paul Prates.

A Refinaria de Paulínia (Replan), maior unidade da Petrobrás, também obteve um novo recorde. A planta processou, em setembro, a média de 427 mil barris por dia (FUT de 98,4%), totalizando 12,8 milhões de barris de petróleo refinados, maior marca desde fevereiro de 2015.

Além disso, a produção de diesel S-10 (com menor teor de enxofre) também alcançou patamar inédito no terceiro trimestre. Foi registrada a média de 464 mil barris por dia, ante 419 mil barris por dia produzidos no segundo trimestre de 2023. Somando todos os tipos de diesel, foram 749 mil barris por dia produzidos, sendo a maior produção trimestral desde o terceiro trimestre de 2015.

Já a produção de gasolina foi de 423 mil barris por dia no trimestre, melhor resultado desde o quarto trimestre de 2013. Outro destaque foi a produção de 741 mil toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP), matéria-prima para a pavimentação de rodovias, sendo a maior produção deste derivado desde o quarto trimestre de 2014.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of