faixa - nao remover

PETROBRÁS REINICIA PERFURAÇÃO DE POÇO NO CAMPO DE JUBARTE

BRAVA-STAR-acha-petróleo-para-a-Shell-1A Petrobrás faz novos movimentos em seu programa exploratório na Bacia do Espírito Santo. A empresa reiniciou a perfuração de um poço do 4-BRSA-1392D-ESS, no campo de Jubarte, em lâmina d’água de 967 metros. O novo poço ganhou o nome técnico 4-BRSA-1392DA-ESS. Para lembrar, quando há perda do poço original, as operadoras perfuram o chamado poço repetido, que tem os mesmos objetivos geológicos. O nome técnico do poço é basicamente o mesmo e ganha apenas uma letra a mais, seguindo determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A perfuração está sendo realizada com o navio-sonda Brava-Star, de propriedade da Constellation. Trata-se de um Poço Exploratório Pioneiro Adjacente, que é perfurado para testar a ocorrência de petróleo ou gás natural em área adjacente a uma descoberta, em prospecto com similaridade geológica e proximidade geográfica.

O campo de Jubarte, descoberto em 2001, faz parte do Parque das Baleias, juntamente com os campos Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. Em 2019, a Petrobrás e a ANP celebraram um acordo para a prorrogação do prazo de concessão até 2056 do novo campo de Jubarte unificado, que viabiliza a implantação do novo sistema de produção do Projeto Integrado do Parque das Baleias, além de projetos complementares na área.

No mês passado, a Petrobrás anunciou que deve antecipar o início de produção do FPSO Maria Quitéria, novo navio-plataforma que irá operar na área. A previsão agora é que a unidade terá o seu primeiro óleo no último trimestre de 2024. Anteriormente, o cronograma presente no Planejamento Estratégico 2024-2028 apontava que a entrada em operação aconteceria só em 2025.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of