PETROBRÁS RETOMOU TRANSPORTE DE PETRÓLEO PELO DUTO OSBAT, QUE ESTAVA SUSPENSO DESDE AS FORTES CHUVAS EM SÃO SEBASTIÃO
A Petrobrás informou na tarde de hoje (13) que retomou nesta segunda-feira a operação de transporte de petróleo por meio do oleoduto OSBAT, que liga o terminal de São Sebastião ao terminal de Cubatão, no estado de São Paulo. Para lembrar, a operação do duto havia sido interrompida em fevereiro, de forma preventiva, para realização de vistorias após as fortes chuvas que atingiram a região de São Sebastião no final daquele mês.
Após ser questionada pelo Petronotícias, a Petrobrás enviou uma nota dizendo que não foram identificados danos ao OSBAT, permitindo a retomada de forma segura. A estatal declarou também que durante a parada do duto, as refinarias Presidente Bernardes (RPBC) e de Capuava (RECAP) foram abastecidas a partir do Terminal de Santos. Não houve impacto no atendimento ao mercado.
Para lembrar, o Terminal de São Sebastião (foto principal) recebe petróleo nacional e importado por navio-petroleiro. É a maior unidade operacional da Transpetro em movimentação de produtos. O terminal abastece as quatro refinarias do estado de São Paulo: Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC).
O petróleo é transferido às refinarias por oleodutos, como o São Sebastião-Guararema (OSVAT) que atende as refinarias Replan e Revap; e o Oleoduto Santos-São Sebastião (OSBAT), que atende as refinarias RPBC e Recap.
Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela Petrobrás ao Petronotícias:
“A Petrobrás retomou nesta segunda-feira, 13/3, o bombeio de petróleo por meio do duto OSBAT, que liga o Terminal de Cubatão (SP) ao Terminal de São Sebastião (SP). A operação do duto havia sido interrompida de forma preventiva para realização de vistorias, após as fortes chuvas que atingiram a região de São Sebastião, no final de fevereiro. Não foram identificados danos ao OSBAT, permitindo a retomada de forma segura. Durante a parada do duto, as refinarias Presidente Bernardes (RPBC) e de Capuava (RECAP) foram abastecidas a partir do Terminal de Santos. Não houve impacto no atendimento ao mercado”.
Deixe seu comentário