PETROBRÁS TENTA REVERTER SUSPENSÃO DA VENDA DOS CAMPOS DE BAÚNA E TARTARUGA VERDE
A Petrobrás teve um revés na justiça na tentativa de venda dos campos de Baúna e Tartaruga Verde, após a justiça de Sergipe ter deferido uma liminar para suspender o processo, a partir de uma ação popular proposta pelo Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe, e agora tenta reverter a decisão.
O campo de Baúna, em águas rasas do pós-sal da Bacia de Santos, está em operação desde 2013, com o FPSO Cidade de Itajaí (foto) produzindo cerca de 45 mil barris por dia, enquanto o campo de Tartaruga Verde, em águas profundas do pós-sal da Bacia de Campos, ainda está em desenvolvimento.
A estatal pretendia vender 100% do primeiro e 50% do segundo para a australiana Karoon Gas, mas teve as tratativas bloqueadas pela justiça e agora anunciou que vai recorrer da decisão, afirmando que “a condução desse processo observou as etapas previstas na Sistemática de Desinvestimento e garantiu ampla competitividade entre os potenciais interessados, como meio de assegurar o melhor negócio para a companhia”.
No entanto, a justiça acatou a reclamação incluída na ação sobre a falta de licitação para a venda dos campos. Ainda assim, o sindicato não se deu por satisfeito e tenta cancelar o processo de venda independente do modelo adotado.
“Só é possível de fato derrotar o processo de privatização com a categoria petroleira unida e mobilizada, preparada para construir uma forte greve nacional, que ajude a impulsionar uma greve geral em todo o país”, afirma o Sindipetro AL/SE em nota.
A Petrobrás se defendeu dizendo que considera opiniões independentes de instituições financeiras, que avaliam as transações, “atestando que o valor de venda é justo”.
“Os processos passam por análise de diversos comitês da companhia e são submetidos aos órgãos competentes para aprovação das transações”, diz a estatal.
Na brincadeira a turma de Parente está vendendo 45 mil barris/dia, hoje, e potenciais 50 mil barris (após o desenvolvimento de Tartaruga Verde- 50%). Está o Parente, junto com seus diretores e CA, vendendo caixa diário de U$ 2,2 milhões ou U$ 0.79 bilhões anuais e até um outro caixa potencial de U$ 0,88 bilhões que, somados, serão U$ 1,67 bilhões. Para que? Só uma maluquice explicaria tal venda de um ativo em produção e outro quase, que já está rendendo bem e amortizando a famosa dívida megalomana e parentesca. Quem está comprando, mais uma vez, sabe o que está… Read more »
Esses ditos sindicalistas, só estão interessados em continuar o processo de destruição da Petrobras, alem de só pensarem na sua boquinha e fazer politicagem ideológica.
Se falou comigo senhor André Luiz Costa informo que nem ao menos sou sindicalizado. Sou consultor independente que há mais de 12 anos negocia ativos exploratórios, explotatórios e de produção, ajudando a algumas companhias independentes a adquirirem bons ativos Algumas assim o fizeram e produzem petróleo com lucro.Portanto quando escrevo faço entendendo o que estou dizendo. Entretanto, como bem disse, sei separar negócios de negociatas, coisa que o senhor, pelo que publica, é completamente alienado, pois opina sobre o que não sabe. Ser informado é de bom alvitre. Também boquinha é linguagem chula de desinformados que acreditam no processo conduzido… Read more »