faixa - nao remover

PETROBRÁS VIVE EXPECTATIVA DO INÍCIO DA OPERAÇÃO DO FPSO MARECHAL DUQUE DE CAXIAS APÓS REGISTRAR ALTA DE 2,4% EM SUA PRODUÇÃO

petrobrasA Petrobrás terminou o segundo trimestre do ano com uma produção de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representa uma alta de 2,4% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Segundo a petroleira, o aumento aconteceu graças à evolução na produção (ramp-up) dos FPSOs Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba. Além disso, a entrada em produção de 12 novos poços de projetos complementares, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos, também ajudaram a impulsionar o resultado. Ainda assim, o volume extraído entre abril e junho deste ano é é 2,8% inferior em relação ao primeiro trimestre, devido, principalmente, ao maior volume de perdas por paradas para manutenções, dentro do previsto no PE 2024-28+, e ao declínio natural de campos maduros.

A companhia também está na expectativa de iniciar a operação do FPSO Marechal Duque de Caxias, que chegou recentemente ao Brasil. A plataforma, que será o terceiro sistema definitivo de produção do campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, está prevista para entrar em operação no segundo semestre deste ano. Já o FPSO Maria Quitéria teve sua entrada em produção adiantada para o último trimestre de 2024. A plataforma saiu do estaleiro da China em maio e está em navegação para o Brasil. A unidade irá operar no campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo, e possui tecnologias para descarbonização, como o ciclo combinado na geração de energia e Flare Gas Recovery Unit – FGRU (flare fechado).

As vendas de derivados de petróleo no mercado interno cresceram 3,2% no trimestre, com destaque para a comercialização de diesel e GLP, impulsionadas pela maior atividade econômica e temperaturas médias mais baixas, respectivamente. As vendas de diesel S-10 no período representaram 64% do total de óleo diesel vendido pela Petrobras, estabelecendo um novo recorde trimestral.

No primeiro semestre de 2024, as emissões operacionais de gases de efeito estufa oriundas das atividades de óleo e gás da companhia foram de 21,4 milhões de toneladas, patamar similar ao 1S23, no qual alcançaram 20,7 milhões de toneladas. O fator de utilização total (FUT) do parque de refino manteve patamar elevado, de 91% no 2T24, mesmo considerando as paradas programadas realizadas nas refinarias REPLAN, REDUC, RECAP, REVAP e REGAP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of