PETROBRÁS USA BOM SENSO E MANTÉM CONSTRUÇÃO DAS PLATAFORMAS P-75 E P-77 NO BRASIL
O bom senso prevaleceu e a Petrobrás decidiu suspender a decisão de mandar para a China as Plataformas P-75 e P-77, que estão sob a responsabilidade do Consórcio QGI. Há dez dias havia surgido uma luz no fim do túnel para um acordo entre a Petrobrás e o consórcio para que as plataformas ficassem no Brasil. Durante várias semanas foi tentado um acordo, que saiu finalmente nesta quinta-feira (2), mas ainda não temos outros detalhes da negociação.
Sabe-se que houve flexibilizações de parte a parte e surgiu, enfim, a possibilidade de entendimento, que pode salvar milhares de empregos para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O Consórcio QGI tentava um acordo desde fevereiro, quando decidiu parar a obra de construção das plataformas P-75 e P-77. O impasse entre a estatal e o QGI levou à rescisão do contrato para as obras no Estaleiro Honório Bicalho, provocando milhares de demissões.
A principal dificuldade no acordo entre as duas companhias tinha sido a exigência por parte da QGI de aditivos no contrato. Certamente chegou-se a um consenso. O prazo de conclusão do projeto também gerou discordância entre as duas partes. A P-75 deveria iniciar suas operações em 2016 e a P-77 no ano seguinte, mas o QGI busca programar ambas para 2017.
A Petrobrás estava ameaçando relicitar as plataformas e mandá-las para China. Se isso acontecesse, além de terminar de vez com milhares de postos de trabalho no Brasil, iria gerar também um enorme prejuízo para uma série de fornecedores, que assumiram compromissos, investiram em capacitação, na entrega de bens e serviços, mas não receberam completamente o que lhes é devido. A raiz do problema é a diferença que acontece entre o projeto básico e o projeto definitivo. Há meses o consórcio QGI e a Petrobrás vinham discutindo sobre ajustes e aditivos relacionados à questão para a continuidade das obras e um desfecho positivo foi alcançado.
Graças a Deus prevaleceu o bom senso e haverá oportunidades de empregos para todos na região sul do estado beneficiando a todos os brasileiros. Parabéns a Petrobras e aos diretores da QGI.
Gloria a Deus que comecem as contratações.
SENHORES,NÃO EXISTE BOM SENSO,O QUE É BOM PARA PETROBRAS TEM QUE SER BOM PARA O QGI.
QUERO VER DAQUI UM MÊS, SENHOR PREFEITO ALEXANDRE E SENHOR LINO HALLYE… O PT MENTE, SE VAI TER MOVIMENTAÇÃO, ISSO PODE SER UMA MANOBRA DA PETROBRAS PARA ENGANAR A TORCIDA. NÃO SE DEIXEM ENGANAR PELAS APARENCIAS!!!
Isso vai virar bandeira de palanque. Imagino o discurso… “eu fui lá na Petrobras e blá blá blá, eu isso, eu aquilo!!
CRISE DE DESMPREGO? Os entendidos em crise na Estatal afirmam que ainda que a Petrobras esteja passando por uma terrível crise financeira, não haverá demissão em massa na Petrobras. Quem por acaso for demitido nas demais Unidades de Negócio, não se apavore, basta ligar para a Gerencia Geral da Regional Baia de Guanabara dos Serviços Compartilhados (RBG) que o Comandante daquela Regional vai arranjar uma “boquinha” junto a enorme “equipe” que presta serviços para o CENPES – Centro de Pesquisa da Petrobras na Cidade Universitária – RJ. É para lá que estão sendo recontratados os terceirizados recém-demitidos do Comperj e… Read more »
Que notícia ótima, que comecem os trabalhos !!!
E que a Petrobrás venha a investir na construção de Plataformas no Polo do Jacuí, pois há muitos trabalhadores nessa região que esperam por uma oportunidade de trabalho nesse ramo.
Releiam com atenção a mensagem do Assis Pereira que foi postado aqui na PETRONOTÍCIA para chegar a conclusão que não foi propriamente o “Bom Senso” que motivou a continuidade de Construção das Plataformas no Brasil. Sobre esse aspectos, os que determinaram essa posição foram os mesmos que conspiraram contra o Povo a ponto de serem conhecidos como os maiores responsáveis pela transferência de emprego e renda para a China. Eis a postagem do Assis Pereira, engenheiro aposentado da Petrobras que trabalhou por 42 anos na Petrobras e que conhece como poucos os “negócios” na Estatal. O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DESCOMUNAL… Read more »
Maravilha brother,vamos com tudo pra cima deles…que máscara a Petrobras. Há tá certo!
Tenho certeza de que essa noticia será comemorada por todos os riograndinos. Eu já havia falado que a Petrobas não iria abandonar o Polo Naval de Rio Grande e com isso os empregos seriam mantidos para a alegrias de milhares de pessos. Como poderia alguém imaginar que toda estrura do Polo Naval seria abandonado. Sabe-se das dificuldades que estamos enfrentando em decorrências de muitos acontecimentos que não foram culpa dos trabalhadores mas conseguimos com muito esforço voltar ao “Status Quo” e com isso nos orgulharmos do potencial que possuimos. Que se façam homegens a quem verdadeiramente merece pois essa vitória… Read more »
Flavio,
Nao se trata da Petrobras abandonar o polo naval.
A Petrobras sob intervenção desse desastroso desgoverno, foi o elo e instrumento que promoveu assalto federalizado nos cofres públicos, que no final das contas, nós pagamos o pato!
Deve ter muitos gerentes dentro da Petrobras vibrando. Afinal, será achance de garantir uns “pixulés”!
Que a diretoria de Governança atue.
E a velha saga da suruba prevalecendo.
QGI = QUIP (QUEIROZ GALVAO + UTC + IESA + CAMARGO CORREA)
Todos estao presos por conta da rapinagem irresponsavel da PETROBRAS.
Petrobras pelo visto arriou as calças mais uma vez.
Nao defendo a ida do projeto para a China mas, que garantia a empresa nos dará em promover a lisuara????