PETROBRÁS VAI ANTECIPAR OPERAÇÃO DO FPSO MARIA QUITÉRIA, QUE DEVE INICIAR PRODUÇÃO AINDA EM 2024 | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS VAI ANTECIPAR OPERAÇÃO DO FPSO MARIA QUITÉRIA, QUE DEVE INICIAR PRODUÇÃO AINDA EM 2024

FPSO Maria Quiteria (3)_Credito_YinsonConforme antecipado pela presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, durante sua cerimônia de posse, no Rio de Janeiro, a companhia deve antecipar o início de produção do navio-plataforma (FPSO) Maria Quitéria. A previsão agora é que a unidade terá o seu primeiro óleo no último trimestre de 2024. Anteriormente, o cronograma presente no Planejamento Estratégico 2024-2028 apontava que a entrada em operação aconteceria só em 2025.

O FPSO vai operar no campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, litoral do Espírito Santo. A plataforma tem capacidade de produzir 100 mil barris de óleo e de processar 5 milhões de metros cúbicos de gás. O navio será interligado a 17 poços, sendo nove produtores de óleo e oito injetores de água, por meio de infraestrutura submarina composta por dutos flexíveis, umbilicais eletro-hidráulicos e árvores de natal molhadas.

A área de Parque das Baleias é formada pelos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. O primeiro campo, de Jubarte, foi descoberto em 2001. Em 2019 a Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) celebraram um acordo para a prorrogação do prazo de concessão até 2056 do novo campo de Jubarte unificado, que viabiliza a implantação do novo sistema de produção do Projeto Integrado do Parque das Baleias, além de projetos complementares na área.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of