PETROBRÁS VAI ANTECIPAR OPERAÇÃO DO FPSO MARIA QUITÉRIA, QUE DEVE INICIAR PRODUÇÃO AINDA EM 2024
Conforme antecipado pela presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, durante sua cerimônia de posse, no Rio de Janeiro, a companhia deve antecipar o início de produção do navio-plataforma (FPSO) Maria Quitéria. A previsão agora é que a unidade terá o seu primeiro óleo no último trimestre de 2024. Anteriormente, o cronograma presente no Planejamento Estratégico 2024-2028 apontava que a entrada em operação aconteceria só em 2025.
O FPSO vai operar no campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, litoral do Espírito Santo. A plataforma tem capacidade de produzir 100 mil barris de óleo e de processar 5 milhões de metros cúbicos de gás. O navio será interligado a 17 poços, sendo nove produtores de óleo e oito injetores de água, por meio de infraestrutura submarina composta por dutos flexíveis, umbilicais eletro-hidráulicos e árvores de natal molhadas.
A área de Parque das Baleias é formada pelos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. O primeiro campo, de Jubarte, foi descoberto em 2001. Em 2019 a Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) celebraram um acordo para a prorrogação do prazo de concessão até 2056 do novo campo de Jubarte unificado, que viabiliza a implantação do novo sistema de produção do Projeto Integrado do Parque das Baleias, além de projetos complementares na área.
Deixe seu comentário