POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL DEVE ATRAIR MAIS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS
A demanda do pré-sal vai gerar oportunidades para toda a indústria petrolífera, inclusive para companhias estrangeiras, segundo afirmou o assessor da presidente da Petrobrás para conteúdo local, Paulo Alonso (foto). De acordo com o executivo, a política de conteúdo local oferece oportunidades para que empresas multinacionais produzam no país, itens para o setor de petróleo e gás.
De acordo com o assessor, em 2003, a área de exploração e produção atingia entre 49% a 53% de conteúdo local. Atualmente, esse número varia entre 55% e 65%, chegando a 73 % em alguns casos. Alonso aponta que as indústrias multinacionais devem estar atentas às oportunidades no Brasil, principalmente com o aumento da demanda que o pré-sal vai gerar até 2020.
O executivo ainda esclareceu que a definição do percentual de conteúdo local da área de Libra foi feita pelo governo, mas que teve estreita colaboração da Petrobrás e de instituições representativas dos fabricantes. “Estivemos reunidos em Brasília com o intuito de fornecer os elementos que o governo precisava para estabelecer o conteúdo local em Libra”, contou.
Deixe seu comentário