PETROBRÁS VAI SUBSTITUIR PWC POR KPMG PARA AUDITORIA DE BALANÇOS
As mudanças no comando da Petrobrás chegaram à auditoria. O conselho de administração da estatal, presidido por Luiz Nelson Guedes de Carvalho (foto), decidiu mudar a empresa responsável pelos serviços de auditoria independente dos balanços entre 2017 e 2019, e vai contratar a KPMG no lugar da PWC.
O contrato, que não teve seu valor divulgado, prevê a possibilidade de renovação por mais dois anos e surge depois de um período em que o balanço gerou sérias controvérsias, quando a PWC se recusou a assiná-lo, no fim de 2014, por conta de denúncias da Operação Lava Jato envolvendo a estatal.
De acordo com a Petrobrás, a nova contratação foi feita por meio de licitação, realizada “de acordo com as normas aplicáveis à companhia”. O primeiro trabalho da KPMG será a revisão das informações trimestrais do primeiro trimestre de 2017.
Todas essas empresas de auditoria me lembram os três macaquinhos que só ouvem, vêem e falam após o fato há muito é anunciado e o roubo está confirmado e certificado. Antes nunca, ou raramente se apura via auditagem. Parece que as auditorias são de araque ou mui superficiais. Assim constato com os fatos historicamente apurados. Esses, aliás, igualam-se aos prognósticos dos cenários econômicos (desafio que se apresente quem previu um cenário de inflação em torno de 6,57% em 2016) e as agências de ratings que criam mais temores e terrorismos econômicos ma mercado ignavo, que diagnósticos. O pior é que… Read more »