faixa - nao remover

PETROBRAS VÊ NO AGRO OPORTUNIDADE DE VENDER COMBUSTÍVEL E ADQUIRIR MATÉRIAS-PRIMAS PARA DIESEL RENOVÁVEL

Captura de tela 2025-08-08 194811A Petrobrás está de olho no agronegócio para ampliar sua presença tanto na venda de combustíveis quanto na compra de matérias-primas voltadas à produção. A estratégia mira especialmente os chamados grandes consumidores, conforme definidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) — aqueles que possuem registro no órgão regulador e capacidade de estocagem mínima de 15 metros cúbicos. A empresa pretende atender desde grandes empresas do setor até propriedades rurais que possuam a infraestrutura necessária para se enquadrar como grandes consumidoras.

Se olharmos para o agro de forma ampla, todos que se enquadram dentro desse critério de grandes consumidores estão no alvo da Petrobrás. Temos grandes empresas do agro, temos fazendas com estruturas muito interessantes e que têm essa capacidade de armazenagem. O número de clientes que vislumbramos é bastante grande e diverso”, afirmou o o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser.

Segundo ele, a iniciativa busca aliar preços competitivos e logística eficiente para atender às necessidades dos clientes. “Podemos oferecer esse produto e estabelecer uma logística que faça sentido e que esteja alinhada com as necessidades dos clientes que estão na ponta, desde que atendam ao critério”, disse.

A relação com o setor, porém, vai além da comercialização de óleo diesel. A companhia também pretende aproveitar o potencial do agro como fornecedor de insumos. “Nós também temos interesse nas matérias-primas que o agro desenvolve. Há produção de óleo em algumas regiões e, evidentemente, surge uma sinergia. Estamos avançando com nosso óleo diesel coprocessado e entrando com o diesel R, que é um produto com uma carga renovável interessante e que precisa de matéria-prima”, explicou.

A estratégia prevê ainda o uso de frete de retorno para otimizar custos e criar um modelo de negócio que beneficie ambas as partes. “Da mesma forma que podemos fazer uma venda de óleo diesel, podemos buscar matéria-prima com um frete de retorno, criando um modelo de negócio que agrega valor tanto para o cliente quanto para a Petrobras, além de estar muito alinhado ao nosso posicionamento estratégico de aproximação com o agro”, destacou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of