PETROBRÁS VENDE COMO SUCATA DUAS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO PRONTAS PARA SEREM MONTADAS EM ESTALEIRO DA ECOVIX
Vai parecer incrível esta notícia, mas é verdade. A Petrobrás, acredite, vendeu como sucata 80 mil toneladas de peças e aço que seriam as plataformas de petróleo P-71 e P-72, que estavam praticamente prontas para serem montadas. É isso mesmo, pode acreditar. Todo projeto, todo planejamento, todas as compras, o dinheiro que foi investido, a infinidade de horas trabalhadas, se tornaram sucata no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A Gerdau, que não tem nada a ver com uma solução tão criativa, está cortando essa montanha de aço, que por acaso empregava mais de dez mil pessoas, e está transformando tudo em ferro fundido. Esta solução fantástica foi tomada pela alta direção da Petrobrás, por iniciativa de seu presidente Pedro Parente, que havia antecipado há meses que a empresa iria tomar esta decisão.
A previsão do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande e São José do Norte se confirmou. Os trabalhadores previam que até o final deste mês, o polo naval gaúcho sofreria este grande novo golpe. A Gerdau, que não tem nada a ver com o problema, iniciou os cortes dos blocos de aço que seriam utilizados na implementação das duas plataformas de petróleo para utilizá-los como sucata. A Ecovix, empresa responsável pela integração da P-71 e P-72 está em meio a um processo de recuperação judicial, mas que possui um projeto de reestruturação para equilibrar a sua situação financeira, não está comentando o assunto. Já a Gerdau, limitou-se a admitir que a empresa “participou do processo de licitação para a compra de sucata do Estaleiro Rio Grande e venceu”.
O Presidente do Sindicato de Metalúrgicos local, Benito Gonçalves, não poupa a direção da Petrobrás e considera um crime de lesa pátria o que está sendo cometido no Rio Grande do Sul:
“O que está sendo cometido é um crime. Conseguimos mandar um pedido para o juiz que administra a recuperação judicial da Ecovix para que ele possa pedir explicações para os cortes da chapa da P-72. Houve uma reunião no dia 22 de junho em Brasília, onde a Petrobrás disse que a única chance de fazer as plataformas no Estaleiro Rio Grande, salvar o emprego e usar todo material de duas plataformas que já está lá pronto para ser terminado, é se uma empresa que tivesse conhecimento tecnológico e financeiro assumisse o projeto. A Cosco, da China, se interessou. A Petrobrás agora não quer cumprir. Isso é um crime de lesa pátria. Esse material é todo livre de imposto para a construção de plataforma. O que acontece ? Compraram as chapas da Gerdau a peso de ouro, depois de dois navios praticamente prontos, vão picotar tudo e vender para Gerdau derreter e fazer novas chapas para vender novamente para a Petrobrás. A Gerdau comprou a preço de lixo.”
Em 2010, a Ecovix venceu a licitação para montar oito plataformas para a Petrobrás. Três ficaram prontas. Com a Operação Lava Jato, a empresa foi considerada inidônea pela Petrobrás, seus dirigentes chegaram a ser presos e hoje a empresa está em recuperação judicial. Em dezembro do ano passado, o contrato foi suspenso e 3.500 metalúrgicos foram demitidos. Mesmo depois de pagar por todo este material, a atual direção da Petrobrás descontinuou os projetos e mandou vender todas as peças como sucata. O Sindicato dos Metalúrgicos local entrou com uma ação judicial para reverter a situação.
Benito Gonçalves, mostra toda irritação ao falar sobre este problema:
“Há que se considerar toda qualificação desse pessoal, todo esforço para se transformar em metalúrgico e jogar a gente no lixo, junto com estas peças. Nada justifica utilizar um material já trabalhado para ser vendido como sucata”.
Esta decisão é o ápice do descaso da Petrobrás e do governo federal, através do Ministério das Minas e Energia, com o polo naval gaúcho. A estatal descontinuou uma série de encomendas que fez ao Estaleiro Rio Grande. A Gerdau levará todo material para alguma das suas usinas siderúrgicas localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
[…] Petrobras vende como sucata duas plataformas de petróleo prontas para serem montadas em estaleiro d… […]
É difícil entender esta resolução sem alguma explicação mais definida. Sabemos que a BR enviou o pé na jaca com excesso de investimento. Esta situação é um desatino fora de série que não alimenta a economia mas pode minimizar a dívida da BR. As resoluções do Presidente da BR são sem explicação plausível. Dá a entender que é um plano para que Lula não leve vantagem deste ato. Uma vez que ele foi o pai deste empreendimento no Brasil.
Sócio pode participar de licitação ou de alienação? Isto não configura conflito de interesses?
quem voce chama de sócio?
[…] publicada nesta terça-feira, 29, pelo site Petronotícias, denuncia mais uma ação criminosa da gestão Pedro Parente. A Petrobrás teria vendido como […]
Claro que é um erro grave, porém o erro vem de longe usam a Petrobras como solução da construção naval no Brasil. O problema da nossa construção naval, requer apoio do governo federal e estaduais criando uma zona franca aos estados de maior concentração de mão de obra naval. E os sindicatos ajudarem na busca da produtividade, assim podemos competir com outros países, trazendo armadores de fora para investir aqui.
Estatais….acordem povo brasileiro…..estatal eh bom para politico pegar propina….nao tem compromisso com gerenciamento e nada….quem perde…..os trabalhadores e a população pois povo sem emprego e educação eh povo sem futuro…….Petrobras…o petróleo eh nosso (kkkkkk…. eh deles…..Lula, Dilma, FHC, PT, PMDB, PSDB…..) vamos privatizar tudo pois tendo dono a corrupção diminui muito……e haverá mais investimentos….
Interessante que as estatais tão criticadas foram justamente as empresas que pavimentaram o desenvolvimento do Brasil, que está longe de ser o ideal, mas é muito maior que aquele que seria se tudo fosse privado. Aliás, o investidor privado desenvolve muito pouco ou quase nada. O que fazem sem pedir uma subvenção ao governo antes? Já procurou saber qual foi o tamanho da redução de investimento depois que cada estatal foi privatizada? Está satisfeito com seu sistema de transporte (ineficiente e caro), telefonia (mais caro do mundo), saúde privada (caro e… eficiente?)… Corrupção está em toda parte. Acreditar que só… Read more »
Olha aí a farsa do aquecimento da indústria naval e offshore durante os governos Lula/Dilma
OS DEZ MANDAMENTOS DO DEMÔNIO- INTITULADO: DECÁLOGO DE LÊNIN 5.Colabore para o esbanjamento do dinheiro público;
[…] publicada nesta terça-feira, 29, pelo site Petronotícias, denuncia mais uma ação criminosa da gestão Pedro Parente. A Petrobrás teria vendido como […]
[…] publicada nesta terça-feira, 29, pelo site Petronotícias, denuncia mais uma ação criminosa da gestão Pedro Parente. A Petrobrás teria vendido como […]
Sem entrar em discussão sobre a notícia, até porque trabalhei lá é triste ver isso, mas no texto há uma inverdade, o aço não foi comprado da Gerdau a peso de ouro, foi comprado de fora, por um valor irrisório em relação ao que as empresas nacionais queriam fornecer na época, obviamente que se tivessem fornecido parte teria ido para os destinos finais do dinheiro, ou seja, os políticos.
Caro Pedro,
O texto não diz que a sucata foi vendida a peso de ouro.
Claro que diz, só que de outra maneira: “compraram as chapas da Gerdau a peso de ouro”!