PETROBRÁS VIVE O CONSTRANGIMENTO DE TER SUA SEDE PENHORADA PARA PAGAR DÍVIDA
É um constrangimento atrás do outro para a empresa que já foi a maior da América Latina e que passa por uma fase de descrédito absoluto pelos escândalos sucessivos que nasceram de sua total falta de controle. Agora, a Petrobrás tem o seu edifício-sede da Avenida Chile, no centro do Rio de Janeiro, hipotecado pela Justiça. Em decisão publicada na quinta-feira (12), a juíza Katia Nascentes Torres, da 25ª Vara Cível do Rio determinou a hipoteca do imóvel da companhia para garantir uma dívida de R$ 935 milhões da companhia.
O valor é referente a uma indenização devida à Refinaria de Manguinhos por supostos prejuízos causados, entre 2002 e 2008, pela política de preços de combustíveis praticada pela estatal. A Petrobrás foi condenada a pagar a indenização em dezembro do ano passado. Com as dificuldades financeiras enfrentadas pela estatal por causa da Lava-Jato, a Refinaria Manguinhos entrou, em janeiro, com um pedido de hipoteca judicial para
A hipoteca só será útil caso se esgotem todos os recursos da Petrobrás em todas as instâncias e a estatal for definitivamente condenada a pagar a indenização. O processo de Manguinhos contra a estatal foi iniciado em 2013 e pode durar mais de uma década, segundo advogados que acompanham litígios na área.
Em nota a Petrobrás diz que a decisão do Tribunal de Justiça é de primeiro grau, “sujeita a recurso ao tribunal local e aos tribunais superiores”. A estatal afirmou que irá recorrer assim que for intimada. “Portanto, não se pode falar em ‘dívida’, muito menos na possibilidade de calote'”.
Bom dia a todos. Gostaria somente de lembrar que a politica de precos de combustiveis e detrminada pelo governo. A companhia Petrobras como tem o Governo Federal como seu acionista majoritario, segue a politica governamental. Lembrando que a refinaria de Manguinhos e a refinaria do empresario Ricardo Andrade Magro, e a mesma que em 2010 que esteve sendo investigada por suposto golpe na errecadacao de ICMScom envolvimento de membros da assembleia legislativa. Leia techo abaixo ” Adquirida pelo grupo Andrade Magro em 2008, Manguinhos só se manteve refinaria no nome. Na prática, passou a funcionar como um centro distribuidor de… Read more »
Bom dia
Uma correcao. Os eventos alvo de investigacao ocorreram na gestao anterior. A refinaria foi adquida em 2008 pelo empresario Ricardo Andrade Magro e os eventos ocorreram ate 2007.
Bom dia,
Eu agora estou até feliz em pensar que isso é a decisão maia burro que já vi.
O pessoal ignorante mesmo, gente a Petrobrás explora o petróleo que por lei é da união.
Ela não compra o Petróleo, se fosse esse o caso a Petrobrás já era com certeza.
É triste ver que uma minoria não valoriza o país que vive e todo mundo pega uma carona na especulação.
Lamentável.