Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PETROBRÁS VOLTA A PRIORIZAR INDÚSTRIA CHINESA E ENVIA CONSTRUÇÃO DE NOVE PLATAFORMAS PARA A ÁSIA

bendineUm horizonte de dias melhores para a indústria brasileira de fornecedores se desmanchou ainda mais com a decisão da Petrobrás de levar a construção de nove plataformas para estaleiros asiáticos, sobretudo para os chineses e tailandeses. É um balde de água fria na indústria nacional e mais uma demonstração de que a Petrobrás está “dando de ombros” para a situação da cadeia de fornecedores do País, já muito sufocada pela falta de novos negócios.

Segundo reportagem publicada pelo jornal “O Globo”, as nove plataformas fazem parte de um grupo de dez embarcações encomendadas a estaleiros brasileiros que caíram na malha fina da Operação Lava Jato. As novas plataformas vão gerar empregos e lucro para os chineses, com quem a Petrobrás está estreitando os laços. A estatal acaba de assinar um novo termo de compromisso para um financiamento de US$ 1 bilhão com o China Exim Bank, antecipando a captação de recursos prevista para 2017, e essa tem sido a cartilha para angariar recursos dentro da companhia. Na mesma linha, a empresa já tinha conseguido um empréstimo de US$ 10 bilhões com o Banco de Desenvolvimento da China, no início do ano, em fevereiro, sendo que as contrapartidas exigidas pelos chineses têm sido compromissos de contratação de fornecedores de lá.

As decisões tomadas pelo presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine (foto), cujo o cargo já subiu ao telhado com o iminente impeachment de Dilma Rousseff, não estão apenas comprometendo as finanças da empresa – que agora assume esta nova dívida com a China -, mas também prejudicam toda a cadeia de fornecedores do Brasil, cada a vez mais desanimada com a falta de boas notícias no setor.

Inscrever-se
Notificar de
guest
6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
AEPET
AEPET
9 anos atrás

NOTA: As entidades do segmento de Petróleo & Gás, ver com preocupação, nesse momento a possível nomeação para cargos no setor de P&G, de pessoas com o perfil do diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), ADRIANO PIRES, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apesar do seu curriculum, esse senhor só externa profecias catastróficas, cada vez que fala sobre algo no setor cria uma situação ou acontecimento da pior natureza possível e de impactos quase sempre irreversíveis. É um irresponsável, que deve ser evacuado por todos, ainda mais num instante como esse. Esse tipo de elemento… Leia mais »

José Carlos
José Carlos
9 anos atrás

Parabéns Petrobras por mais esse incentivo aos profissionais da engenharia e aos fornecedores brasileiros!…

Silva
Silva
9 anos atrás

Esse é o legado de um governo corrupto que levou a Petrobras à falência. Agora, com esses acordos suspeitos com os chineses, tiram trabalho do brasileiro e dão ao chinês.
Só espero que o próximo governo cancele essa vergonha.
Para os trabalhadores petistas e desempregados, boa sorte a todos!

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Isso é uma insanidade ! O Brasil com milhões de desempregados e a Petrobrás ao invés de gerar empregos contribui ainda mais para piorar a situação !
Custo a acreditar, não me parece racional sob nenhum aspecto.

Carlos
Carlos
9 anos atrás

A Petrobras está sem dinheiro para contratar a equipe de inspeção de materiais, que é uma área extremamente essencial, pois envolve segurança, meio ambiente, risco, etc.. (demitiu todos os contratados da equipe no dia 29/04/16), imagine para contratar fornecedores brasileiros!!!

Assis Pereira
9 anos atrás

A QUE CUSTO A PETROBRAS ATRAI INTERESSES DA SINOPEC E CNOOC PARA O PRÉ-SAL? O QUE ESTÁ POR TRAZ DAS CAPTAÇÕES BILIONÁRIAS EFETUADAS COM OS CHINESES? Vejam artigo publicado na Rede Linkedin por J.B.Assis Pereira, Engº consultor aposentado pela Petrobras: https://www.linkedin.com/…/constru%C3%A7%C3%A3o-de-platafor… A Petrobras determinou que as Plataformas P-55 e P-77 fossem construídas na China, assim como as demais Plataformas que a Estatal vai construir para o Pre sal. Como fica o conteúdo Nacional apregoado pelo Lula e Dilma? A decisão foi tomada pelo Diretor Roberto Moro em ação conjunta como o Gerente Executivo da Engenharia Marco Túlio Pereira Machado, que… Leia mais »