PETROCHINA TORNA-SE MAIOR PRODUTORA DE PETRÓLEO DO MUNDO
O mercado de petróleo mundial está mudando. Grande exemplo disso é o fato de que a nova maior produtora de petróleo do mundo é a PetroChina, estatal petrolífera chinesa, de apenas 13 anos de existência. A nova líder global em exploração e produção tirou a hegemonia da Exxon Mobil, que após um 2011 horroroso caiu para terceiro lugar, ficando atrás também da russa Rosneft.
A estatal chinesa anunciou uma produção de 2,4 milhões de barris por dia em 2011, ultrapassando a Exxon em 100 mil barris. Com um crescimento rápido na sua curta existência, a PetroChina cresceu “espremendo” velhos campos de petróleos chineses e investindo pesado em reservas em locais como Canadá, Iraque e Qatar, movido pela necessidade de garantir óelo rápido e em grandes quantidades.
A diferença fundamental entre a estatal e outros grandes players globais é exatamente um maior aproveitamento de cada gota de petróleo produzido. Esta virtude nasceu na verdade de uma necessidade, já que a demanda por combustíveis na China vem aumentando rapidamente, e só deve parar este forte crescimento em 2035.
Além da exploração máxima de seus poços, a liderança da PetroChina se explica por seu investimento em novos reservatórios, que chegaram a US$ 7 bilhões em 2011, aproximadamente o dobro do valor investido pela Exxon Mobil.
Deixe seu comentário