PETROCITY DETALHA NOVOS INVESTIMENTOS EM TERMINAL DE USO PRIVADO NO ESPÍRITO SANTO | Petronotícias




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PETROCITY DETALHA NOVOS INVESTIMENTOS EM TERMINAL DE USO PRIVADO NO ESPÍRITO SANTO

petrocity_ferrovias-logistica_assertiva_1-1Mais investimentos da Petrocity Portos no terminal de uso privado (TUP) Urussuquara, em São Mateus, no Espírito Santo. Serão R$ 4,6 bilhões em recursos, segundo informações que constam no Relatório de Acompanhamento de Projeto de Investimento Realizado (Rapir), enviado recentemente à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).  Segundo o documento, a empresa pretende começar as obras em 1º de janeiro de 2024 e, conforme o cronograma, a conclusão de toda a instalação do TUP possui previsão de término em dezembro de 2026. Além disso, a Petrocity enviou o cronograma de instalação do porto, cronograma de planejamento/ações do TUP, informando o prazo para solicitação de audiência pública. O Ibama informou à empresa, em setembro, que dispunha de 45 dias para solicitar a audiência pública, mas o órgão ambiental não a realizou. A Petrocity espera que o Ibama realize a audiência neste mês ou no próximo, de olho na emissão da licença prévia no final de janeiro de 2023, permitindo assim o início das obras. É o Ibama sendo Ibama, atrasando os investimentos sob o manto da responsabilidade ambiental, que na maioria das vezes está mesmo sob o manto do poder da burocracia estatal.

O TUP é um terminal multimodal que está destinado a movimentar uma estimativa de 23 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólidos, contêineres, commodities minerais e grãos. O projeto prevê a construção de uma termelétrica a gás de 1,8 GW de capacidade, um navio gaseiro que ficará atracado de forma permanente no porto e uma unidade da Marinha do Brasil. Uma das prioridades no TUP é realizar a movimentação de GNL ou do gás gaseificado, pois possuem na área um gasoduto com um ponto de conexão já existente. Irão movimentar etanol e transporte de derivados de petróleos.

O terminal terá três ferrovias, que serão interligadas entre si, conectando São Mateus ao município de Mara Rosa (GO). Este conjunto ferroviário terá o total de 2.100 km de extensão, e vai se integrar através das Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia EF-151 (Norte-Sul).A primeira linha é a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF-030), que vai de São Mateus até Santa Maria (DF), passando por Barra de São Francisco (ES); a segunda é a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EF-456), de Barra de São Francisco até Ipatinga (MG); e a terceira é a Estrada de Ferro Planalto Central (EF-355), a qual ligará Unaí (MG) até Mara Rosa.

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