PETRODIDÁTICA APOSTA EM FABRICAÇÃO SOB ENCOMENDA PARA CONCORRER COM IMPORTADOS NO SETOR PETROQUÍMICO | Petronotícias




faixa - nao remover

PETRODIDÁTICA APOSTA EM FABRICAÇÃO SOB ENCOMENDA PARA CONCORRER COM IMPORTADOS NO SETOR PETROQUÍMICO

Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –

jorge-alberto-santosA Petrodidática, fabricante de equipamentos para laboratórios da área petroquímica, foi a primeira brasileira em sua área de atuação a conquistar a certificação ISO 9001:2008 e vem apostando na fabricação artesanal de equipamentos para concorrer com alguns fornecedores estrangeiros. De acordo com o analista da Petrodidática, Jorge Alberto dos Santos, a empresa não tem concorrentes no fornecimento de vários equipamentos para o setor e leva vantagem sobre as estrangeiras, pois a mão de obra de países com custo de vida mais alto encarecem os custos de importação.

Segundo Jorge Alberto, normalmente o cliente não especifica como quer o equipamento, mas a falta de padrão deixa o fabricante sem controle do processo, o que aumenta os riscos. Ele explicou que, como a empresa só vende, em média, um equipamento por mês, a produção acaba sendo sob encomenda.

Que tipos de equipamentos a Petrodidática fabrica?

Fabricamos aparelhos de análise laboratorial para o setor petroquímico, no qual é necessário haver especificação do óleo quanto à viscosidade, corrosão, ponto de fulgor, lubrificação, perda por evaporação, entre outros. Nossos equipamentos medem isso.

Somos os únicos fabricantes de alguns produtos no Brasil, como o teste de capacidade de atrito e o de medição de perda por evaporação. Na área petroquímica, são entre 15 e 20 equipamentos em que detemos certo monopólio, já que a importação sai pelo triplo do preço. Já na área de solo, a concorrência interna é maior.

O que significa a certificação ISO 9001:2008 dos equipamentos da Petrodidática?

Essa certificação tem o intuito de padronizar serviços e métodos para ajudar os processos internos. Normalmente o cliente não especifica como quer o equipamento, mas a falta de padrão nos deixa sem controle do processo, o que aumenta os riscos. Também atendemos empresas que exigem essa certificação, como Petrobrás, Interlub e Shell.

Por que os equipamentos da Petrodidática custam  menos que os importados?

O custo de importação e a mão de obra de países com custo de vida mais alto, como Estados Unidos e Alemanha, encarecem os produtos de nossos concorrentes estrangeiros. Trabalhamos com uma produção artesanal sob encomenda, com os conceito “Just in Time” e eliminação de estoques “Lean Manufacturing”, o que aumenta o custo dos equipamentos. Como só vendemos, em média, um por mês, não podemos automatizar muito os processos e criar uma produção em série, com tempo de fabricação mais curto.

Que outras empresas usam equipamentos de vocês?

Quantic, Lubriol, Laboran, Lubraquim, Geonet, entre outras.

Vocês pretendem se expandir, construir novas fábricas ou exportar?

Por enquanto não pretendemos construir outra fábrica, pois não há demanda para isso. A Petrodidática não chegou a exportar equipamentos desde que eu cheguei aqui, mas pode fazer isso de vez em quando. Já pensamos em estabelecer parcerias e em mandar representantes para fora do país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of