faixa - nao remover

PETROLEIRA FECHA ACORDO COM EMPRESA AMERICANA PARA DESENVOLVER REATOR NUCLEAR E DESCARBONIZAR SUAS OPERAÇÕES

VIAROA Viaro Energy, uma petroleira britânica independente de energia que opera no Mar do Norte, vai apostar na energia nuclear para descarbonização de suas operações. A empresa fechou uma parceria estratégica com a Terrestrial Energy, uma empresa de tecnologia dos EUA comprometida em fornecer energia nuclear confiável, sem emissões e competitiva em termos de custo por meio de um reator avançado transformador, o Reator Integral de Sais Fundidos (IMSR). Pelo acordo, as companhas vão trabalhar em colaboração no desenvolvimento da tecnologia de um reator IMSR. A tecnologia poderá usada para uma ampla gama de potenciais aplicações industriais, incluindo o fornecimento de energia para data centers que utilizam inteligência artificial. Essas aplicações atualmente dependem de combustíveis fósseis para alimentar processos intensivos em energia, para os quais uma planta IMSR oferece uma substituição escalável e sem carbono.

Viaro e Terrestrial Energy irão colaborar para aproveitar as oportunidades comerciais decorrentes da crescente demanda por eletricidade firme e limpa de origem nuclear e calor industrial. Inicialmente, as empresas avaliarão fatores relacionados à localização, regulamentação, macroeconomia e políticas para confirmar a viabilidade do projeto, antes de proceder à identificação de locais-alvo, seguidos por uma avaliação detalhada e a seleção do local. As duas empresas pretendem formar uma joint venture para a implementação do projeto da planta IMSR no Reino Unido, com a Viaro fornecendo a infraestrutura e o investimento para o desenvolvimento, e a Terrestrial Energy liderando as atividades de desenvolvimento e aquisição do sistema nuclear.

imsr-reactorEmbora o cronograma do projeto dependa de vários fatores externos, que serão avaliados em marcos acordados, as partes antecipam que o projeto alcançará a Decisão Final de Investimento em 2030. Uma planta IMSR criaria mais de 120 empregos em operação, além de muitos outros durante a construção e na cadeia de fornecimento da planta.

Estou extremamente satisfeito com a parceria estratégica com a Terrestrial Energy. Passamos o último ano conduzindo uma pesquisa de mercado sobre os diferentes fornecedores de tecnologia nuclear, e acreditamos que a tecnologia IMSR da Terrestrial Energy está entre as mais competitivas atualmente”, disse o CEO da Viaro Energy, Francesco Mazzagatti (foto principal). “A equipe da Terrestrial Energy conseguiu superar muitos dos desafios de produção e cadeia de suprimentos que outras empresas enfrentam, como o fornecimento de combustível, e sua experiência nesse campo é impressionante. A Viaro há muito tempo afirma sua intenção de apoiar a transição energética de forma estável e estratégica, e continuamos a ver a energia nuclear segura como a resposta mais promissora para enfrentar as mudanças climáticas”, acrescentou.

terrestrial-irishJá o CEO da Terrestrial Energy, Simon Irish (foto à direita), disse que as duas companhias compartilham a visão estratégica de que uma grande expansão da oferta de energia nuclear é necessária para alcançar a segurança energética e as metas de emissões líquidas zero, e que pequenas usinas modulares empregando tecnologias avançadas da Geração IV, como o IMSR, podem liderar essa expansão. “A Viaro tem expandido com sucesso sua presença no mercado em um setor industrial fundamental, enquanto abraça a necessidade da transição energética, e estamos entusiasmados com o potencial que essa parceria oferece. Com este memorando, trabalharemos juntos em um projeto para selecionar um local e uma aplicação industrial, que, quando concluído, servirá como referência para as capacidades da nossa planta IMSR e seu potencial para muitos outros locais e aplicações”, afirmou.

Em agosto de 2023, a Terrestrial Energy assinou um contrato com a Springfields Fuels Limited, uma subsidiária da Westinghouse, para o projeto e construção de uma planta piloto de combustível IMSR. O local de fabricação de combustível nuclear Springfields em Preston, Reino Unido, possui uma infraestrutura extensa para apoiar o fornecimento de combustível para o desenvolvimento do IMSR, escalável para apoiar uma frota de plantas IMSR operando na década de 2030.

A planta IMSR usa urânio com baixo enriquecimento padrão, enriquecido a menos de 5% de urânio-235, em vez de urânio de baixo enriquecimento com alto teor, enriquecido de 15% a 20% de urânio-235. O primeiro é utilizado no combustível de plantas nucleares convencionais e é o único combustível disponível e transportável atualmente para uso em reatores civis, com aceitação regulatória internacional. Seu uso apoia um caminho de implementação antecipada para plantas IMSR em vários mercados, incluindo o fornecimento de energia limpa e firme para uso industrial e em data centers nos mercados dos EUA e da Europa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of