faixa - nao remover

PETROLEIRAS INTERNACIONAIS AMPLIAM INVESTIMENTOS EM PROJETOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

eolica-offshoreA energia eólica tem ganhado novos investimentos de grande porte ano a ano e uma das fontes desses recursos são justamente as companhias de petróleo, que por um bom tempo eram vistas como o oposto das energias limpas. Independente de discussões ideológicas, o que importa para muitas delas é ampliar seus negócios na área energética e o setor eólico tem sido uma das apostas de muitas.

A Shell, por exemplo, esta participando do projeto de construção da maior usina eólica offshore do mundo, na Holanda, levando parte de seus conhecimentos sobre operações no mar, enquanto a norueguesa Statoil já constrói sua terceira usina do tipo, no mar Báltico, além de desenvolver seu primeiro parque eólico flutuante na costa da Escócia.

Outra empresa europeia da área de óleo e gás que tem enveredado pelo campo dos ventos é a Dong Energy, da Dinamarca, já com muitos projetos no setor.

A francesa Total, que vem ampliando sua participação na área de petróleo brasileira, também tem buscado se posicionar mais alinhada às energias renováveis, com a meta de ampliar para 20% de suas atividades o total de projetos de baixo carbono.

Essa tendência tem encontrado reverberação em outros cantos, como na Arábia Saudita, onde vem aumentando fortemente o direcionamento de recursos para novas fontes energéticas. O país símbolo do petróleo anunciou que pretende alcançar a marca de 9.500 MW de geração renovável em 2023 – sendo que ao final de 2015 a soma total desse tipo de produção de energia por lá não passava de 25 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of