PETROLEIRO DO IRÃ É ATINGIDO POR DOIS MÍSSEIS. NÃO HOUVE FERIDOS, NAVIO ESTÁ ESTÁVEL, MAS HOUVE VAZAMENTO
Os olhos do mercado mundial de óleo e gás se voltam novamente para o Oriente Médio. O Irã declarou nesta sexta-feira (11) que seu navio petroleiro Sabity foi alvo de ataques, possivelmente por mísseis, enquanto passava pelo Mar Vermelho, a 100 quilômetros da cidade de Jidá, na Arábia Saudita. De acordo com a agência de notícias oficial do governo iraniano, toda a tripulação a bordo da embarcação está bem e o navio está em condições estáveis, apesar dos severos danos em dois tanques.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, condenou os ataques contra o petroleiro e disse que as investigações estão em andamento para determinar a causa do incidente, cujos resultados serão anunciados mais tarde.
Os danos em dois tanques principais do petroleiro causaram um derramamento de óleo no mar, cujo volume ainda é desconhecido. Mousavi disse que os autores do ataque deveriam ser responsabilizados pelas consequências ambientais do incidente.
O episódio acontece pouco tempo depois de um atentado na Arábia Saudita ter danificado duas importantes instalações petrolíferas da estatal Saudi Aramco. Sauditas e americanos acusam o governo de Teerã de ser o mentor dos ataques. Os iranianos, por sua vez, negam qualquer envolvimento com o ocorrido.
Deixe seu comentário