faixa - nao remover

PETROLEIROS FAZEM MOBILIZAÇÃO POR NOVA PROPOSTA DA PETROBRÁS

Petroleiros fizeram uma paralisação em cerca de oito estados do país ontem e prometem mantê-la até quinta, caso não recebam uma nova proposta da Petrobrás. A ação foi realizada em protesto contra o valor estabelecido na proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentada pela estatal. A Federação Única dos Petroleiros (FUP), articuladora da mobilização, exige outro posicionamento da companhia até o dia 12, a partir de quando pretende realizar assembleias. Caso não haja avanços, ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado dia 20.

De acordo com a FUP, houve atraso de duas horas na entrada do expediente na Reman (AM), Regap (MG), Refap (RS), Replan (Campinas), Recap (Mauá) e Repar (PR), “com participação da ampla maioria dos trabalhadores do turno e do setor administrativo”. A federação afirma que a mobilização se estendeu ainda para os terminais de Paranaguá, no Paraná, e Suape, em Pernambuco, entre outros lugares.

Os funcionários da estatal questionam a redução de 7,8% do montante a ser distribuído a título de PLR, em relação ao valor pago em 2010. Em resposta, a Petrobrás explicou à FUP e aos representantes sindicais que a taxa de 7,8% se refere à queda do lucro líquido entre 2010 e 2011. No entanto, a explicação não convenceu os trabalhadores, que reclamam do acréscimo de 2,3% do total, a ser distribuído entre os acionistas, pelo mesmo período.

Em nota, a FUP informou que cobrou um encontro com a presidente da estatal, Maria das Graças Foster. Novas assembleias dos petroleiros, acerca da PLR, estão previstas entre os dias 13 e 19.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of