PETROLEIROS MARCAM MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA SEGUNDA E AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE DIA 20
As greves já deixaram uma série de atrasos em projetos encomendados pela Petrobrás, mas pelo que indica a mobilização da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a estatal não terá refresco. Os petroleiros estão insatisfeitos com a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentada pela companhia e estabeleceram até o dia 12 para que seja entregue uma nova proposta. Haverá uma reunião entre as duas partes na segunda (9), mas caso as negociações não avancem, pode ser deflagrada uma greve no dia 20 deste mês.
Apesar da reunião marcada, os petroleiros já estão preparando uma mobilização para a própria segunda, pois afirmam que a Petrobrás não vai mudar sua oferta. “Não bastasse a enrolação e o pouco caso da Petrobrás com as reivindicações da categoria em relação à PLR, a empresa torna a provocar os trabalhadores ao convocar uma reunião para segunda-feira, 09, onde já anuncia que não apresentará uma nova proposta”, afirma a FUP em comunicado interno.
A mobilização nacional deve se estender até o dia 12, a partir de quando começam as assembleias dos petroleiros para tomar novas decisões. Elas ocorrerão do dia 13 ao dia 19, e caso a estatal não mude sua proposta, os trabalhadores ameaçam entrar de greve por tempo indeterminado no dia 20.
“O desrespeito da Petrobrás em relação à PLR 2011 já começou nas demonstrações financeiras, onde reduziu em 7,8% o provisionamento da PLR dos trabalhadores e elevou em 2,3% o montante dos dividendos dos acionistas, comparativamente ao exercício de 2010”, afirma ainda o informativo da FUP.
Os petroleiros propõem que a companhia estenda a eles o mesmo tratamento que foi dado aos acionistas, elevando a proposta de PLR na mesma proporção em que aumentou o montante dos dividendos.
Deixe seu comentário