faixa - nao remover

SETOR DE ÓLEO E GÁS ABRIRÁ 46 MIL NOVOS EMPREGOS ATÉ 2015

O setor de Óleo & Gás, sobretudo o pré-sal, criará 46 mil empregos até 2015. A estimativa é do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), baseado no seu estudo Mapa do Trabalho Industrial. Do total, 33,6 mil (84%) devem ser postos de nível técnico ou médio, e 12,4 mil (16%), de nível superior. A remuneração dos técnicos podem chegar a RS 11,1 mil no Rio. Em vista dos novos empregos, o Senai pretende lançar, no ano que vem, três novos cursos de especialização para técnicos em construção naval nas áreas de pintura, mecatrônica e mecânica ou eletrônica.

Conforme o estudo, 60% das novas vagas serão para funções industriais, como soldadores subaquáticos para reparos de equipamentos. Além disso, o setor de petróleo seria, em média, o que mais emprega trabalhadores em funções industriais. Só para operadores e técnicos de sondas, em plataformas ou navios, serão abertas 12,5 mil vagas até 2015.

Segundo Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, “a demanda por profissionais qualificados já é alta nesse período de aquecimento para a exploração dos campos do pré-sal. Mas deve se ampliar nos próximos cinco anos, quando as novas plantas entrarem em produção”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of