PETRONECT CELEBRA RESULTADOS DE REPOSICIONAMENTO DE MARCA E VÊ AUMENTO NOS NEGÓCIOS ENTRE PETROBRÁS E FORNECEDORES
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Presente no dia a dia de muitas empresas do setor de óleo e gás, o portal Petronect está comemorando as recentes conquistas alcançadas, mas sem tirar o olho de novos objetivos traçados para o futuro. A Petronect foi criada em 2002 para ser a plataforma eletrônica na qual são realizadas as licitações da Petrobrás e, desde 2020, está sob o comando do executivo Marcelo de Carvalho Bonniard. Desde o início de sua gestão, a empresa passou por um reposicionamento de marca e está colhendo bons resultados desse movimento. “Todos os públicos passaram a ser, de certa forma, clientes da Petronect – isso inclui as empresas do Sistema Petrobrás e as companhias fornecedoras”, afirmou. “Desde então, entramos em uma espiral de fatos positivos acontecendo: o aumento da satisfação e uma melhora na reputação da Petronect junto aos seus públicos de interesse”, acrescentou. No último ano, foram mais de 3.700 licitações abertas, além dos mais de 110 mil processos de compra de dispensa. Ainda em 2022, a Petronect transacionou mais de R$ 249 bilhões em processos de compras. “Então, sim, estamos percebendo que a Petrobrás está aumentando as suas interações, na medida em que a empresa está evoluindo os seus planos de negócios, que estão ficando mais agressivos a cada ano. Por isso, percebemos um reflexo direto no portal”, declarou Bonniard. Para o futuro, o CEO da Petronect diz que a ideia é fazer com que a empresa seja uma influência positiva para a cadeia de valor no que tange aos aspectos de ESG. “Fora isso, a Petronect vai seguir numa campanha para buscar esse melhor contato entre a Petrobrás e seus fornecedores. Nossa meta é proporcionar uma interação mais sadia e fácil, de modo a potencializar os negócios”, finalizou.
Para começar nossa entrevista, gostaria de ouvir um balanço das principais ações da sua gestão à frente da Petronect nesses últimos três anos.
A jornada que estamos encampando aqui na Petronect nesses três anos tem como objetivo promover o reposicionamento da nossa marca. A Petronect é o portal de compras e contratações da Petrobrás, bem focado e restrito no cumprimento das suas obrigações contratuais. Contudo, chegamos à conclusão de que poderíamos ser mais do que somente um cumpridor de contrato, mas também um provedor de experiências positivas, numa jornada de valorização das pessoas e empresas que se envolvem conosco. Todos os públicos passaram a ser, de certa forma, clientes da Petronect – isso inclui as empresas do Sistema Petrobrás e as companhias fornecedoras. A partir daí, além dos nossos valores (Agilidade, Simplicidade, Conformidade e Segurança), passamos a incluir também o valor de Respeito, que passou a ser vivido com muita intensidade dentro da companhia.
Desde então, entramos em uma espiral de fatos positivos acontecendo: o aumento da satisfação e uma melhora na reputação da Petronect junto aos seus públicos de interesse. A Petronect conseguiu avanços importantes em termos de neutralização de emissões de carbono, campanhas sociais, contratação de fornecedores locais e promoção da diversidade. Para se ter ideia, a Petronect está quase equiparando a quantidade de mulheres e homens em postos de liderança.
Depois, veio a ideia de buscar nossa certificação em ESG. A Petronect recebeu em fevereiro a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas. Essa certificação transborda para quem está a nossa volta os valores que são caros para a Petronect e que já se manifestavam dentro da empresa. Ficamos muito felizes com essa conquista.
A Petronect evoluiu, nesses 20 anos, com práticas consistentes e aderentes aos pilares ESG. Vê-las materializadas com o BV ESG 360, para nós, é uma forma de unir os agentes da nossa cadeia de valor em torno de um ideal, impulsionando uma maneira de fazer negócios que consideramos mais condizente com os nossos tempos Além disso, a Petronect criou recentemente o Comitê de Sustentabilidade, que já tem algumas ações em preparação.
Quais as últimas ações da Petronect que ajudaram a estreitar os laços entre a cadeia fornecedora e o Sistema Petrobrás?
O nosso objetivo sempre foi permitir que as empresas e pessoas tivessem sucesso em seu relacionamento com a Petrobrás. A Petronect não pode – e nem deve – influenciar naquilo que a Petrobrás e seus fornecedores fazem, mas queremos que eles tenham sucesso nas suas intenções. Nós entendemos que o nosso papel é buscar dar a maior transparência possível, disponibilizando uma maior quantidade de informações. Nesse sentido, melhoramos tecnicamente o portal, criando canais de busca diferenciados. Além disso, passamos a ter um portal específico para os fornecedores, o “Minha Petronect”, cujo o objetivo é fazer com que as empresas entendam como o foi o seu relacionamento com a Petrobrás nos últimos anos.
Existem registros de um maior números de interações comerciais entre a Petrobrás e a cadeia de fornecedores?
Sim, nós percebemos que o volume de negócios com a Petrobrás que acontece no portal está aumentando. Eu diria que, nos últimos três anos, saímos do patamar de cerca de R$ 140 bilhões transacionados para mais de R$ 200 bilhões em 2022. No ano passado, foram mais de 3.700 licitações abertas, além dos mais de 110 mil processos de compra de dispensa. A Petronect transacionou mais de R$ 249 bilhões em processos de compras, foram mais de 600mil notas fiscais enviadas para a Petrobrás.
Em tantos processos realizados no ano, o time de atendimento atuou de forma eficaz, reduzindo o tempo médio de atendimento em 58% em comparação ao ano de 2021. Aumentamos em 30% a quantidade de chamados atendidos em até 9 horas úteis, chegando a 93% dos casos. Ao todo foram 2.521 atendimentos.
Então, sim, estamos percebendo que a Petrobrás está aumentando as suas interações, na medida em que a empresa está evoluindo os seus planos de negócios, que estão ficando mais agressivos a cada ano. Por isso, percebemos um reflexo direto no portal. Neste ano, registramos mais de 5 mil usuários simultâneos em nosso sistema, e somamos mais de 540 mil clientes registrados para vender para a Petrobrás. Os acessos por dia passam de 8 mil. São 164 mil empresas ativas no Portal Petronect, acessando o nosso sistema e participando de oportunidades.
Olhando para o futuro, o que a Petronect pretende oferecer ao mercado daqui em diante?
Agora, o nosso objetivo principal é trazer uma influência positiva para a cadeia de valor no que tange aos aspectos de ESG. Existe uma expectativa forte de reforçar esse sentimento positivo por meio de ações que estão sendo desenhadas e produzidas pelo nosso Comitê de Sustentabilidade. Fora isso, a Petronect vai seguir numa campanha para buscar esse melhor contato entre a Petrobrás e seus fornecedores. Nossa meta é proporcionar uma interação mais sadia e fácil, de modo a potencializar os negócios.
Por fim, quais são as suas perspectivas com o setor de óleo e gás?
O setor de óleo e gás tem uma série de fronteiras que podem ser avançadas. Uma delas é a Margem Equatorial, onde uma série de descobertas e desenvolvimentos podem acontecer. Certamente, isso vai gerar um movimento positivo no segmento. Temos também os desafios do pré-sal e sabemos que alguns avanços ainda estão por vir nessa região. Além do mais, ainda existem os campos maduros que estão passando por revitalizações. Por isso, eu vejo um cenário bastante pujante na indústria de óleo e gás no Brasil nos próximos anos.
É importante notar ainda o movimento muito forte que está acontecendo em energias renováveis. Eu acredito que esse segmento terá um peso importante no mercado. Assim, as minhas expectativas para o mercado brasileiro são de crescimento.
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