PETRONOTÍCIAS DIVULGA VÍDEO DA PETROBRÁS SOBRE A CONQUISTA DO PRÉ-SAL
O pré-sal já se tornou um termo corrente em todo Brasil, movimentando vultosas somas de investimentos, gerando milhares e milhares de empregos, influenciando a política de governo do país e marcando o imaginário popular, mas poucos sabem como foi o processo de descoberta das gigantescas reservas de petróleo. Para mostrar como nasceu essa nova fronteira de exploração e produção brasileira, a Petrobrás fez um vídeo com os principais envolvidos na descoberta, que o Petronotícias disponibiliza a partir de hoje (3), aniversário de 59 anos da petroleira, na sessão Videos em Destaque, do lado direito da página, para todos os interessados em conhecer mais a fundo esta história que revolucionou o país.
O breve documentário entrevistou muitos engenheiros e executivos da Petrobrás, como o diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli (foto), à época como gerente executivo de produção do pré-sal, para contarem detalhes da descoberta, que deve demandar mais US$ 70 bilhões da empresa até 2016. Todos destacam a importância do pré-sal, mas ressaltam a grande contribuição do corpo de funcionários da estatal para chegar à nova camada.
“O primeiro local onde se descobre petróleo é na mente do geocientista”, afirma Formigli no filme.
O geólogo Mário Carminatti, que foi um dos principais envolvidos no processo de descoberta do pré-sal, também ressalta a importância dos estudos prévios que levaram ao sucesso.
“O primeiro ponto básico de um projeto exploratório é indicar exatamente o ponto a ser perfurado, as coordenadas precisas”, destaca.
O gerente executivo de E&P do Pré-sal, Carlos Tadeu Fraga, à época como gerente executivo do Cenpes, fala um pouco sobre a imagem que as pessoas leigas costumam ter sobre os grandes reservatórios de petróleo, explicando que a realidade é bem diferente.
“Você não tem um grande vazio, como se fosse um lago subterrâneo, preenchido com petróleo, como muitas vezes no imaginário das pessoas leigas a gente idealiza. Na verdade, os espaços vazios que contêm petróleo são espaços muito pequenos”, diz.
As belas imagens do filme mostram as operações e alguns dos responsáveis pelos grandes avanços conquistados pela Petrobrás nos últimos anos, que a alçaram aos olhos do mundo mais do que nunca. Fraga reconhece o caráter especial das descobertas recentes, mas faz questão de ressaltar a importância dos trabalhadores da companhia.
“A Petrobrás tem no seu quadro de funcionários, de longe, o seu maior ativo. Muito mais importante do que as reservas do pré-sal, do que o conjunto de plataformas e refinarias”, afirma.
De acordo com a estatal, atualmente o pré-sal responde por mais de 200 mil barris de petróleo produzidos diariamente, tendo superado a marca de 100 milhões de barris extraídos desde o início das operações na região.
Deixe seu comentário