faixa - nao remover

PETRORIO DECLARA COMERCIALIDADE DE WAHOO, NA BACIA DE CAMPOS

FradeFPSO2Um novo campo surge na costa do norte do Rio de Janeiro. A PetroRio anunciou hoje (22) que protocolou o pedido de Declaração de Comercialidade da descoberta de Wahoo na Agência Nacional do Petróleo (ANP). A companhia também apresentou Plano de Desenvolvimento em regime de operação exclusiva do ativo para a agência. Wahoo está localizado no bloco C-M-101, na Bacia de Campos, e conta com 126 milhões de barris recuperáveis de óleo (1C), conforme a certificação de reservas emitida em janeiro pela D&M.

A descoberta de óleo na área aconteceu em 2008. Wahoo fica a cerca de 35 km ao norte do campo de Frade, com lâmina d’água de 1.400 metros, e conta com reservatório carbonático a uma profundidade de 5 a 7 mil metros. O Plano de Desenvolvimento do campo pressupõe a interligação de Wahoo ao FPSO de Frade. A ideia da PetroRio é formar mais um cluster de produção, com o compartilhamento de infraestrutura entre os campos de Frade e Wahoo.

Assim, segundo a petroleira, espera-se capturar sinergias e alcançar uma forte e sustentável redução de custo de extração. O óleo de Wahoo é considerado de excelente qualidade, com 30º API, baixa viscosidade e gás associado que será utilizado na geração de energia do FPSO de Frade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of