faixa - nao remover

PIAUÍ INAUGURA A MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR DA AMÉRICA LATINA. SÃO 690 HECTARES PARA GERAR 290 MW

1A geração solar de energia pode ser renovável, mas é preciso fazer um a conta que os ambientalistas se recusam a olhar. O espaço usado para a instalação dos painéis ocupa uma área agricultável tão grande que o meio ambiente certamente é afetado. Ainda não há estudos conclusivos sobre este aspecto, mas é preciso que a tecnologia avance ou ficará para trás. Além disso, depois de 25 anos, esses terão que ser destruídos, sabendo-se que algumas marcas podem deixar rastros radioativos pelo uso de terras raras. Veja o exemplo do Piauí, que  vem se destacando nos últimos anos na atração de empreendimentos voltados à geração de energia renovável. O estado acaba de comemorar  a instalação do Parque Solar Nova Olinda, da Enel Green Power Brasil. A usina está localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé. Para gerar 290 MW de energia intermitente, ela ocupa uma área de 690 hectares ( 6,9 Km²). Para se ter uma ideia comparativa, as  três usinas nucleares (uma em construção) de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro,  ocupam uma área de apena 1,5 Km² e juntas elas podem gerar 3,5 GW hora de energia. Não é fácil compreender o pensamento lógico de algumas autoridades que ficaram responsáveis pelo planejamento de geração de energia do país.

As licenças ambientais saem rápido compradas a outros projetos. No último mês, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (SEMAR) fez a entrega das Licenças Ambientais de Operação para a usina fotovoltaica e da linha de transmissão de 500 KV da Nova Olinda – São João do Piauí/Ribeira do Piauí.   A usina inaugurada é composta pelos subparques 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14. A Enel ganhou o leilão da energia solar realizado em agosto de 2015. O investimento é da ordem de US$ 300 milhões. O Parque Solar Nova Olinda está em uma área com altos níveis de radiação solar.

4
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Leonardo Tadeu Lins ReginatoJoãoMariaCristianderson Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Cristianderson
Visitante
Cristianderson

Difícil é comparar uma usina nuclear com usina solar. São totalmente diferentes. Solar é altamente limpa, renovável e pode modificar a região. Nuclear é complicada, pois o cuidado que deve ter é muito grande e altamente poluente e tóxica. Cada uma tem suas qualidades e defeitos, porém aposto na energia limpa e segura.

João
Visitante
João

Cristian, Considerando o fator de capacidade (FC) destas usinas, média de 24% ao ano, comparativamente as usinas de Angra dos Reis de 92% ao ano, as usinas nucleares, ocupando relativamente a mesma área, produzem 210 vezes mais energia! Operam 24h por dia (manhã e noite) independente das condições meteorológicas (energia de base), próximo a fonte consumidora. Como exemplo, considerando a mesma quantidade de energia líquida produzida na CNAAA, seria necessária ocupara a área de 1400 km2 com panéis solares, ou seja, MAIOR DO QUE TODA A ÁREA OCUPADA PELA CIDADE DO RIO DE JANEIRO com painéis solares. Quanto a geração… Read more »

Leonardo Tadeu Lins Reginato
Visitante
Leonardo Tadeu Lins Reginato

Seu raciocínio é precário, falta-lhe informações sobre a realidade local, sobre o impacto gerado pela instalação de um lago para gerar energia hídrica, sobre o custo operacional de uma usina nuclear e seus rejeitos, e principalmente o fator social INCLUSIVO proporcionado por essa usina fotovoltaica, esse tipo de iniciativa é pensar o semiárido fora da caixa, ou seja com inteligência.

Maria
Visitante
Maria

Vocês nunca fizeram as contas das barragem de Sobradinho que Pará gerar apenas 1030 mw/h a barragem ocupada 440.000 hectares.
Ou seja 630 vezes o espaço acusado pelo o parque solar de nova Olinda.