PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESCOBERTA DE GATO DO MATO GANHA NOVO PRAZO
A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou que a Shell e a empresa ou consórcio que arrematar a área unitizável adjacente ao prospecto de Gato do Mato terão 180 dias para apresentar o Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) da área.
Além disso, a ANP publicou resolução que mantém a suspensão do PAD de Gato do Mato até a licitação da área não contratada.
As áreas unitizáveis do prospectos de Gato do Mato, Carcará, Campo de Sapinhoá e Campo de Tartaruga Verde serão leiloadas na segunda rodada de licitações sob o regime de partilha. O bônus de assinatura das áreas irá totalizar R$ 3,4 bilhões. O certame está previsto para 27 de outubro.
É a definição de mais longo prazo que conheço a implantação do PAD de Gato do Mato após sucessivas suspensões e tentativas de devolução da área pela Shell. Como a acumulação está no limite da economicidade, o consórcio primeiro tentou obter, sem custo, a ampliação da área via incorporação da área adjacente agora unitizável. Depois da negativa procedente e correta feita pela ANP de não aceitar incorporação da área, estranhamente a ANP mantém a suspensão do PAD até o próximo leilão das áreas unitzáveis entre as quais consta a do Gato do Mato. Fica confusa a decisão, pois parece que… Read more »