PLANO ESTRATÉGICO DE LOGÍSTICA E CARGAS 2040 TEM PANORAMA APRESENTADO NO RIO DE JANEIRO
Foi apresentada durante reunião do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro um panorama do Plano Estratégico de Logística e Cargas (Pelc 2040). A infraestrutura logística do estado do Rio de Janeiro foi mapeada, com objetivo de apresentar projetos e soluções para os principais gargalos nos próximos 30 anos. A expectativa é que o plano fique pronto até abril de 2015, com todas as prioridades de investimentos definidas.
O superintendente de Logística de Cargas da Secretaria de Estado de Transportes do Rio, Eduardo Duprat (foto), afirmou que o plano supre uma necessidade da logística deficiente em todo o país. “O Rio de Janeiro, que é um estado pequeno, com ferrovias e montanhas, sofre muito com esse problema. A economia dinamiza e a logística tem de correr atrás, o que não é ideal”, destacou.
Duprat disse que a prioridade é que planejamento e logística, juntos, atendam às necessidades do crescimento. O estado do Rio, segundo ele, onta com uma potencial plataforma logística, com a terceira maior costa marítima do país e com muitas ferrovias desativadas.
A recuperação de ferrovias desativadas também foi ventilada, para dinamizar o transporte ferrovirário no estado. . Para isso, será adotada uma estratégia nova para logística de cargas paralela ao Pelc. O volume de cargas movimentadas no Rio de Janeiro será analisado e um estudo sobre integração entre ferrovias, estradas, portos e aeroportos será desenvolvido.
A inclusão da iniciativa privada e o reconhecimento da incapacidade do poder público em arcar com os custos desses processos também foram lembrados por Eduardo Duprat. Segundo ele, o Brasil aprendeu a incluir a iniciativa privada em suas propostas.
Deixe seu comentário