PLATAFORMA DA QUEIROZ GALVÃO ÓLEO E GÁS É INTERDITADA NA BACIA DE CAMPOS
O Ministério do Trabalho (MTE) e a ANP interditaram nos últimos dias a plataforma de perfuração Alaskan Star, que atuava no campo de Albacora, na Bacia de Campos (RJ), a serviço da Petrobrás, em operação realizada pela Queiroz Galvão Óleo e Gás – também dona da unidade. A ação, que incluiu ainda o Ministério Público do Trabalho (MPT), constatou diversos problemas relacionados ao plano de fuga, armazenamento de explosivos e instalações elétricas, “que colocam em risco a segurança dos cerca de 100 trabalhadores que atuam no local”, segundo o MPT.
Uma nova vistoria será realizada na plataforma nesta quinta-feira (26), a pedido da Queiroz Galvão, para verificar se as irregularidades foram sanadas e se as atividades podem ser retomadas. Entre as providências que devem ser adotadas pela empresa está a elaboração de plano seguro para o abandono da plataforma em caso de acidente, adequação da estrutura elétrica, retirada de materiais inflamáveis das pernas da unidade, armazenagem adequada dos explosivos, entre outros.
De acordo com os órgãos envolvidos no projeto Ouro Negro, criado em parceria entre o MPT, o MTE, a ANP, a Marinha, o Ibama e a Anvisa com o intuito de garantir o direito dos trabalhadores de plataformas e navios petroleiros, a partir de inspeções conjuntas, a auditoria que levou à interdição encontrou uma série de problemas ligados à falta de condições para o abandono da plataforma em caso de emergência.
Deixe seu comentário