POÇO DE LULA FOI O QUE MAIS PRODUZIU PELA QUINTA VEZ CONSECUTIVA
Em relatório da ANP, divulgando os números da produção brasileira de petróleo e gás ao longo do mês de setembro, o poço de Lula continua no topo da lista, marcando o quinto mês seguido como o maior produtor do país. A produção de óleo equivalente (petróleo e gás) no pré-sal apresentou aumento de 1,4% em relação a agosto, passando a 135 mil barris por dia.
A produção brasileira de petróleo foi de 2.099 Mbbl/d (mil barris por dia), o que representa aumento de aproximadamente 5,1% na comparação ao mesmo mês em 2010 e de aproximadamente 2,3% em relação a agosto. Foram produzidos 65 MMm³/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural, um acréscimo de aproximadamente 2,1% frente ao mesmo mês em 2010 e redução de aproximadamente 1,9% na comparação com o mês anterior. A produção de petróleo e gás em setembro totalizou 2.509 Mboe/d (mil barris de óleo equivalente por dia).
Pré-sal
A produção do pré-sal foi de 113,1 Mbbl/d de petróleo e 3,5 MMm³/d de gás natural, totalizando 135,0 Mboe/d em barris de óleo equivalente, aumento de 1,4% em relação ao mês de agosto. A produção é oriunda de sete poços: 1BRSA108AESS e 6BRSA639ESS no campo de Jubarte (Bacia de Campos), 9BRSA716RJS e 3BRSA755ARJS em Lula (Bacia de Santos), 6BRSA806RJS em Caratinga e Barracuda, 6BRSA817RJS em Marlim Leste, e 6BRSA770DRJS em Marlim e Voador (todos localizados na Bacia de Campos).
Campos produtores
O campo de Roncador (Bacia de Campos) permanece como o maior produtor de petróleo e o Rio Urucu (Bacia de Solimões), o maior produtor de gás natural. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo, três são operados por empresas estrangeiras: Frade/Chevron (oitavo lugar), Ostra/Shell (décimo lugar) e Peregrino/Statoil (16º.lugar). Os três maiores campos terrestres produtores de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Leste do Urucu, Rio do Urucu e Carmópolis, respectivamente. Em torno de 90,8% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras.
Aproximadamente 91,1% da produção de petróleo e 73,9% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos. Os campos terrestres Rio do Urucu e Leste do Urucu, ambos na Bacia de Solimões, ocuparam a primeira e a segunda posições, respectivamente, na relação dos maiores produtores de gás natural, e também figuram entre os 20 maiores produtores em barris de óleo equivalente.
Poços com maior produção
O poço 9BRSA716RJS, do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, segue como o poço com a maior produção de petróleo, pela quinta vez seguida, com uma produção de 27,5 Mbbl/d. O campo de Carmópolis, campo terrestre com a maior produção de petróleo, produziu 21,9 Mbbl/d através de 1.064 poços. Sete poços terrestres estão entre os 30 com maior produção de gás natural, sendo seis do campo de Rio Urucu e um do TLD-SOL-T-171.
A produção total de setembro foi oriunda de 8.991 poços. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, Bacia de Potiguar, com 1.133 poços.
Bacias maduras terrestres
A produção oriunda das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das Bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 180,0 Mboe/d, sendo 147,9 Mbbl/d de petróleo e 5,1 MMm³/d de gás natural. Desse total, 3,3 Mboe/d foram produzidos por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 434,9 boe/d em Alagoas, 1.115,8 boe/d na Bahia, 29,0 boe/d no Espírito Santo, 1.633,1 boe/d no Rio Grande do Norte e 87,4 boe/d em Sergipe.
Plataformas
A plataforma P-52, localizada no campo de Roncador, produziu cerca de 129,0 Mboe/d e continua sendo a plataforma com maior produção.
Grau API
O grau API médio do petróleo produzido no mês foi de aproximadamente 23,8°.
Queima de gás
Houve redução de aproximadamente 17,0% na queima de gás natural se comparada ao mesmo mês em 2010 e aumento de aproximadamente 19,9% em relação ao mês anterior. O maior aumento na queima de gás natural foi registrado no campo de Marlim Sul, devido ao período de comissionamento (preparo e manutenção de equipamentos após o início das operações) da plataforma P-56.
Do total de gás natural queimado em setembro, 86,2% são oriundos de campos na fase de produção e 13,8% de TLDs da fase de exploração. Considerando-se apenas as concessões na fase de produção, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 92,7%.
Deixe seu comentário