faixa - nao remover

POÇO NO PRÉ-SAL AJUDA PETROBRÁS A AUMENTAR PRODUÇÃO EM MAIO

A Petrobrás anunciou os números da produção de petróleo e gás referentes ao mês de maio e demonstrou um aumento em relação ao mês anterior. O total da produção de óleo equivalente alcançou 2,6 milhões de barris por dia, 1,9% a mais do que em abril. Desse total, cerca de 2,35 milhões de barris por dia foram produzidos no Brasil, com crescimento de 2% em relação à abril. Um dos motivos que ajudou no aumento da produção foi a abertura de mais um poço produtor no pré-sal.

Já a produção exclusiva de petróleo no Brasil foi de 1,989 milhão de barris por dia, 1,4% a mais do que em abril, enquanto a produção de gás natural no país cresceu 4,9% no mesmo período, passando de 54,7 milhões a 57,4 milhões de metros cúbicos por dia.

De acordo com a estatal, o aumento se deu em função do retorno à operação de plataformas que estavam em manutenção em abril e da entrada de mais um poço produtor ligado ao FPSO Cidade de Angra dos Reis, no Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

No exterior, a produção média de petróleo, no mês, chegou a quase 150 mil barris/dia, permanecendo praticamente estável. A produção de gás natural chegou a 17,1 milhões de metros cúbicos/dia, com um acréscimo de 4,4% em relação a abril. “O aumento na produção de gás natural ocorreu em função da maior demanda pelo gás boliviano”, afirmou a Petrobrás em nota.

Durante o detalhamento do plano de negócios da estatal, o diretor de exploração e produção, José Formigli, afirmou que, entre 2008 a 2011, o percentual de eficiência da produção na Bacia de Campos caiu de 89% para 71%, mas adiantou que a empresa pretende lançar nos próximos dias um programa para aumentar essa eficiência, com meta de levá-la a 90% até 2016.

Comentários não permitidos.