POLÍCIA FEDERAL COMEÇA NOVA FASE DA LAVA JATO COM OPERAÇÃO ACARAJÉ E MANDA PRENDER MARQUETEIRO DO PT
A Polícia Federal surpreende mais uma vez em nova fase da Operação Lava Jato – a 23ª – que foi deflagrada na madrugada desta segunda (23). O alvo principal é o marqueteiro João Santana (foto), responsável pelas campanhas do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, como esquema de corrupção instalado na Petrobrás. o A PF expediu um mandado de prisão contra o publicitário, mas ele não foi detido porque está no exterior, onde trabalha na campanha à reeleição do presidente da República Dominicana, Danilo Medina.
Também são alvos desta fase da Lava Jato a empreiteira Odebrecht e o representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels, de Cingapura, Zwi Skornicki, que também já havia sido alvo de outras investigações por suspeitas de atuar como operador de propinas. A 23ª fase da Lava Jato, batizada de Acarajé, cumpre 51 mandados judiciais na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e atinge diretamente as campanhas presidenciais de Lula e Dilma. Santana trabalhou como marqueteiro nas corridas presidenciais petistas e sua prisão deve ampliar ainda mais as discussões sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Ao todo, foram expedidos 38 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e cinco de condução coercitiva. A Polícia Federal identificou pelo menos 7 milhões de dólares enviados ao exterior e com relação direta com João Santana. Segundo nota da PF, o termo Acarajé se refere ao nome que alguns investigados usavam para designar dinheiro em espécie. Os policiais cumprem mandados nas cidades de Salvador e Camaçari, na Bahia. Há ação também em Campinas e Poá, em São Paulo, e em Angra e na capital do Rio de Janeiro.
Coitado do verdadeiro acarajé… Deve cair em desgraças…