POLÍCIA FEDERAL PRENDE ANDRÉ VARGAS E MAIS DOIS EX-DEPUTADOS NA NOVA ETAPA DA OPERAÇÃO LAVA JATO
A sexta-feira (10) começou agitada. A Polícia Federal está cumprindo desde a madrugada sete mandados de prisão, na 11ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. Intitulada “A origem”, a nova etapa da Lava Jato tem ações em andamento nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e no Distrito Federal.
A fase tem como foco crimes relacionados a três grupos de ex-agentes políticos após o envio de inquéritos que estavam no Supremo Tribunal Federal. Os detidos são o ex-deputados federais André Vargas, Luiz Argôlo e Pedro Corrêa (PP-PE) e pessoas ligadas a eles, entre elas Ivan Mernon da Silva Torres, Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo, e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade. Todos os presos estão sendo levados para a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. De acordo com os policiais, serão cumpridos sete mandados de prisão, 16 de busca e apreensão, e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimentos.
Os crimes investigados nesta fase, conforme a PF, são: organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência. Também abrange, além de fatos ocorridos no âmbito da Petrobrás, desvios de recursos ocorridos em outros órgãos públicos federais.
Deixe seu comentário