POPULAÇÕES DE VÁRIAS CIDADES DO CANADÁ PROMETEM PROTESTO MONSTRO EM FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO
O primeiro ministro canadense Justin Trudeau está enfrentando pressões da população da Província de Alberta favorável a construção do gasoduto que vai cortar o Canadá, levando muitas oportunidades de trabalho para os habitantes das cidades de várias regiões. Os manifestantes prometem bloquear várias estradas se o primeiro ministro continuar a não ouvi-los. Os líderes de algumas outras cidades prometem organizar um comboio com carretas e se dirigirem até Otawa, capital do país. Por outro lado, ambientalistas fazem pressão no governo porque o gasoduto cortaria um trecho de terras indígenas.
Chad Miller, do grupo Oilfield Dads, disse à multidão reunida em Rocky Mountain House que a província está sofrendo sua “pior recessão que se transformou em depressão em uma geração” devido a queda nos preços do petróleo pela falta de capacidade do gasoduto atual. Numerosos comícios e comboios de caminhões foram realizados em Alberta e Saskatchewan nas últimas semanas para protestar contra ações federais que, segundo críticos, dificultam a construção de dutos.
Os manifestantes querem reformar o Conselho Nacional de Energia e que está proibindo o tráfego de petróleo na costa norte da Columbia Britânica. Um comboio em Medicine Hat atraiu 650 veículos, segundo a polícia, e grupos planejam um em fevereiro que vai viajar do oeste do Canadá para Ottawa.
Deixe seu comentário