POR POUCO, UM GRAVE ACIDENTE NA MONTAGEM DE UM DOS TANQUES DO HDT DA REPLAN NÃO SE TRANSFORMA EM TRAGÉDIA

nova-okComo dizia o locutor esportivo José Geraldo de Almeida, famoso por narrar os jogos do Brasil na Copa de 70, “ foi por pouco, mas muito pouco mesmo” que o domingo (17) não termina com uma tragédia de grandes proporções na obra de instalação dos tanques do novo HDT da Replan, em Paulínia (SP). Os tanques estão sendo construídos com uma técnica de acoplar o teto ao costado, insuflando ar para levitar e, em seguida, fazer as soldagens da cúpula. Este serviço já tinha sido feito com sucesso em seis tanques de 60 toneladas, mas no tanque de 120 toneladas, não deu certo. Graças a Deus, ninguém ficou ferido e os prejuízos só foram materiais. O acidente, que pode ser visto em imagens obtidas pelo Petronotícias, não deixou feridos, mas estabeleceu uma grande dúvida na engenharia de montagem. É preciso haver uma grande investigação para ver onde foi a falha. Na montagem, na fiscalização ou nos dois. Sabemos que em obras como essas, até para ir ao banheiro a Petrobrás exige um plano. Vamos esperar para saber se o acidente será investigado e se as causas serão reveladas. [ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DO MOMENTO DO ACIDENTE AO FINAL DESTA REPORTAGEM]

A obra do HDT da Replan parece mesmo que tem urucubaca. Desde quando foi revelado o resultado da licitação, em maio de 2022, apareceram grandes dúvidas. Como sempre, a famosa comissão de licitação da empresa, que parece ter tanto poder quanto o Ministro Alexandre de Moraes no STF, meteu o dedo e reverteu o resultado tirando a vitória dereplan um consórcio ítalo-brasileiro e entregando a obra para a japonesa Toyo, mesmo os japoneses tendo ficado em segundo lugar, com preços bem mais altos. Para lembrar, voltaremos a detalhar agora o problema que ocorreu, que foi parar na justiça, mas nem assim a poderosíssima e intocável comissão cedeu ou obedeceu as regras da companhia. Ela tem as suas próprias regras, quase sempre incompreendidas.

Na época, o presidente da Petrobrás era José Mauro, mas a Comissão de Licitação impôs a sua decisão, como uma república dentro da companhia e deu uma nova demonstração de sua arrogância e autonomia ao assinar um contrato com a Toyo Setal, também envolvida nas denúncias da Lava Jato, com um preço US$ 200 milhões mais caro do que o consórcio vencedor, num total de aproximadamente R$ 2,1 bilhões. Ela fez isso depois de desclassificar o consórcio formado pela AES Union- Grupo Rosseti-Saipem, que ficou em primeiro lugar com o preço de cerca de R$ 1,9 bilhão, dentro do parâmetro da Petrobrás, mas foi desclassificada porque parte da proposta não estava escrita em inglês. O caso foi parar na justiça federal, mas e daí? a Petrobrás é a Petrobrás, e passou por cima de sua própria ilicitude e assinou o contrato com a empresa que queria. Pareceu a todos um jogo de cartas marcadas.

Além da AES Brasil, o consórcio ítalo-brasileiro trazia a experiência do Grupo Rosseti em grandes obras e também da Saipem

Além da AES Brasil, o consórcio ítalo-brasileiro trazia a experiência do Grupo Rosseti em grandes obras e também da Saipem

Na época do resultado da licitação, no final de janeiro de 2022, o Petronotícias trouxe o caso a público, quando o presidente da estatal ainda era o General Silva e Luna. Mas nem a autoridade dele foi respeitada. O compliance da companhia? Isso vale para seus fornecedores. A não ser que seja mais vantajoso para a estatal pagar R$ 2,1 bilhões, por uma obra que ela tem o preço de pouco mais de R$ 1,9 bilhão. Para se ter uma ideia exata, basta perguntar: será que o nosso leitor pagaria por uma mesma obra um preço com essa diferença?

A inauguração da unidade HDT da Replan está prevista para 2025, quando a empresa será capaz de aumentar a sua produção de diesel S-10 em 63 mil barris por dia (bpd) e de querosene de aviação em 12,5 mil bpd. A Replan é a maior refinaria do Brasil em capacidade de processamento, com carga de 434 mil bpd. Além de óleo diesel, a refinaria produz gasolina, querosene de aviação, asfaltos, gás liquefeito do petróleo (GLP) e propeno, entre outros derivados de petróleo. A implantação da nova HDT da Replan faz parte da estratégia da Petrobrás em aumentar sua capacidade de produção de diesel S-10, com baixo teor de enxofre. Veja como ficaram os preços propostos pelas licitantes na época.

1º – AES UNION – ( com Grupo Rosseti e Saipem)

Projeto ( R$ 86.829.000,00);

Construção ( R$ 1.801.493.000,00)

Total ( R$ 1.888.322.000,00)

2º – CONSÓRCIO TOYO SETAL EMPREENDIMENTOS/TOYO ENGINEERING –

Projeto (R$ 165.573.230,00)

Construção ( R$ 1.929.915.170,00)

Total ( R$ 2.095.488.440,00)

3º – RIO PETRÓLEO EQUIPAMENTOS E GESTÃO –

Projeto ( R$ 132.108.000,00)

Construção ( R$ 1.965.245.000,00)

Total ( R$ 2.097.353.000,00)

Pareceu ser um jogo de cartas marcadas e quem deveria vencer era a Toyo Setal. Foi aí que a grande surpresa começou a aparecer. Como os documentos entregues nãoSAIPEM-1 estavam no “modelo Petrobrás”, ou seja, não seguiam o protocolo imposto pela empresa, a estatal inabilitou a companhia AES Union do certame. Vale ressaltar que a decisão foi surpreendentemente e sem qualquer sentido ou suporte no edital. Até porque esse problema apontado pela Petrobrás poderia ser ajustado em horas. A AES chegou a cobrar da Petrobrás o prazo regulamentar de dois dias úteis para o ajuste das pontuadas inconsistências dos documentos apresentados na habilitação, conforme é garantido pelo edital e em estrita consonância com o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU). Em resposta, a empresa recebeu uma negativa e um beijinho no ombro. O pleito estava negado. logo no dia seguinte à inabilitação da AES Union passou a negociar com a TOYO, que ficou em segundo lugar. O caso está na Justiça do Rio de Janeiro, mas mesmo assim o contrato foi assinado.

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Ralfo Penteado
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Ralfo Penteado

Petro notícias….se o investimento fosse vosso, o que fariam?

João
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João

Senhores vem tecnologias e vai simples tetos de tanques tem que obrigação serem escorados com vigamentos com vigas y de polegada o resto são conversa ja fomos mais inteligentes esperar pessoas morrerem x

João
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João

A tem mais eu verifico se todos os hengenheiros responsáveis tens diplomas verdadeiros não falsos como tens por ai tudo se compra

Beto
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Beto

Esqueçam de montar o dispositivo de freio onde o teto passou do limite do costado….ou eng. Ou o supervisor si esqueceu de monta-lo no último anel do costado ele serve como trava de segurança.

Rogerio Faria
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Rogerio Faria

“Graças a deus (…)”. Fala sério, quando os preceitos básicos de segurança do trabalho, normas, procedimentos, regras, requisitos contratuais…, não são observados, a entidade deus nada pode fazer, se é que ela existe.

Marcelo
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Marcelo

Sou fornecedor de serviços para a Toyo, estou protestando um titulo de R$3.300,00, um absurdo, um monte de gente desqualificada.

Mauro Esteves
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Mauro Esteves

Concordo plenamente. Falta desde sempre responsabilidade desse povo. Infelizmente esse contrato foi assinado com irregularudade$$$$$.

Juvenal Patriota
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Juvenal Patriota

Tá chegando o grande dia da prisão do “vc sabe quem”.

Mauro Esteves
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Mauro Esteves

??????? VC ???

Filipe
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Filipe

Isso jamais aconteceria se esse tanque fosse montando com macacos eletromecânicos já que a montagem é no nível do solo