PORTO DE ESTRELA PASSARÁ A SER ADMINISTRADO PELO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (foto), assinou um convênio de delegação, administração e exploração do Porto de Estrela, junto à Secretaria de Portos (SEP). A localização do porto é privilegiada, em um entroncamento rodo-hidro-ferroviário, apenas a 142 km de Porto Alegre, a 400 km do porto de Pelotas e a 450 km do porto de Rio Grande.
“Esse convênio formaliza uma parceria entre o governo Federal e o Rio Grande do Sul e busca trazer mais eficiência e rapidez para reativar o Porto de Estrela. Essa região é importante para o país, pois é rota de escoamento de safra”, afirmou César Borges, ministro-chefe da SEP.
O convênio tem validade de dois anos, período em que o estado se comprometeu a constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para administrar o porto. Os portos de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Cachoeira do Sul já são administrados pelo governo do Rio Grande do Sul.
O Porto de Estrela foi construído pela Empresa de Portos do Brasil – Portobrás e era administrado pela Companhia Docas do Maranhão – Codomar, que assumiu a gestão das hidrovias e todos os portos fluviais com a extinção da Portobrás.
Deixe seu comentário